Topo

A moda pegou. Torcida brasileira canta hino a capela em jogo de basquete

Torcida brasileira marca presença e canta o hino em amistoso no Maracanãzinho - Pedro Ivo Almeida/UOL
Torcida brasileira marca presença e canta o hino em amistoso no Maracanãzinho Imagem: Pedro Ivo Almeida/UOL

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/08/2014 10h25

A moda do hino nacional cantado a capela pegou de vez nas arenas esportivas do Brasil. Neste sábado, foi a vez do Maracanãzinho servir de palco para a exibição da torcida brasileira.

O público presente ao ginásio no Rio de Janeiro para o amistoso da seleção masculina de basquete contra a Argentina repetiu a empolgação verificada na Copa do Mundo e ignorou o sistema de som para cantar o hino nacional até o fim, mesmo sem acompanhamento das caixas do local.

Empolgada, a torcida não chegou a lotar o Maracanãzinho, mas marcou presença em bom número e evitou a repetição do público decepcionante do jogo da última quinta-feira, contra Angola.

Brasil e Argentina se encaram pela final do torneio “Super Bra”, promovido por um banco patrocinador da Confederação Brasileira de Basquete (CBB). Após anos de traumas e derrotas para os hermanos, o time do técnico Ruben Magnano vê um adversário desfalcado de seus principais nomes (Ginóbili, Scola e Delfino) e tenta dar o troco na preparação para o Mundial da Espanha – de 30 de agosto a 14 de setembro.

Preparação
Após a série de amistosos no Maracanãzinho, a seleção brasileira disputa um torneio internacional em Buenos Aires contra os donos da casa e o México, de 9 a 11 de agosto. No dia 16, será a vez de encarar os Estados Unidos, em Chicago, em novo amistoso.

Na semana seguinte, a delegação brasileira embarca para a Europa, onde encerra a preparação com um torneio na Eslovênia, entre 21 e 23, contra os mandantes, Lituânia e Irã. A Confederação Brasileira de Basquete ainda tenta confirmar um amistoso antes do torneio contra alguma seleção que irá disputar o Mundial às vésperas da competição.

O Brasil estreia no torneio no dia 30, contra a França, no Palácio Municipal de esportes da cidade espanhola de Granada. O time de Ruben Magnano ainda jogará contra Irã (31 de agosto), Espanha (1º de setembro), Sérvia (3/09) e Egito (04/09) na primeira fase.