Topo

Estrela da WNBA vira 2ª assistente técnica mulher da história da NBA

Hammon se tornará a segunda mulher a trabalhar como assistente na NBA - Ronald Martinez/Getty Images/AFP
Hammon se tornará a segunda mulher a trabalhar como assistente na NBA Imagem: Ronald Martinez/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

05/08/2014 14h32

Estrela da WNBA, Becky Hammon já tem emprego para quando deixar as quadras. A veterana jogadora acertou contrato com o San Antonio Spurs e se tornará a segunda mulher assistente técnica da história da NBA.

Atualmente Hammon está em sua 16ª temporada na WNBA e já anunciou que será sua última como jogadora. Ela passa a integrar a comissão técnica do atual campeão da NBA, comandada por Gregg Popovich.

“Estou muito ansioso para a adição de Becky Hammon à nossa equipe”, disse Popovich em comunicado nesta terça-feira (05). “Tendo observado seu trabalho para nossa equipe na temporada passada, estou confiante em seu QI de basquete, sua ética de trabalho e habilidade interpessoais em benefício dos Spurs”.

Com sua entrada na NBA, Hammon segue os passos de Lisa Boyer, a primeira mulher assistente técnica. Então treinadora da Universidade da Carolina do Sul, fez parte da comissão do Cleveland Cavaliers em 2001-02.

Na temporada passada, Hammon sofreu uma lesão no joelho que a tirou de toda a WNBA e foi convidada por Popovich a integrar os treinamentos dos Spurs. Em maio, o exigente técnico já dava indícios da contratação ao afirmar que “não via impedimento para que uma mulher trabalhasse na NBA”.

Eleita uma das 15 maiores jogadoras da WNBA em todos os tempos, Becky Hammon aparece em sétimo lugar no ranking de cestinhas da liga (5.809 pontos), quarta em assistências (1.687) e sexta em jogos (445). Ainda foi escolhida em seis oportunidades para integrar o Jogo das Estrelas da WNBA e passou as últimas oito temporadas na franquia feminina de San Antonio, as Silver Stars.

Em 2008, Hammon se naturalizou russa e jogou pela seleção europeia no Campeonato Europeu de 2009, o Mundial de 2010 e as Olimpíadas de Londres-2012, na qual conquistou a medalha de bronze.