Dieta das cavernas 'secou' astros da NBA e é moda entre famosos. Entenda
LeBron James e Carmelo Anthony voltaram das férias mais magros e surpreenderam. Visivelmente mais enxutos, chegaram até a preocupar os torcedores da NBA. O que eles fizeram? Adotaram a dieta dos homens das cavernas com o objetivo não só de perder peso, mas melhorar o sistema imunológico, o condicionamento físico e a longevidade esportiva.
Outros jogadores da NBA e celebridades norte-americanas seguiram antes a dieta das cavernas, ou dieta paleolítica. Em diferentes níveis, Dwight Howard, Derrick Rose, Kobe Bryant e Steve Nash optaram por esse novo hábito alimentar. A cantora Miley Cyrus e os atores Megan Fox e Matthew McConaughey fizeram o mesmo.
A dieta foi apresentada pela primeira vez em estudo de 1985 e nos dias atuais ganhou contornos menos drásticos, mas a essência é a mesma: comer como os homens das cavernas de 40 mil anos atrás. Os autores do artigo argumentam que o corpo humano não se adaptou totalmente à nova alimentação, principalmente aos produtos industrializados e aos cereais.
O que isso significa na prática? Que eliminando tais produtos da alimentação, o corpo reage melhor e evita reações que causam baixa no sistema imunológico, falta de energia e dores nas juntas, além de culminar na perda de peso. Por isso, a dieta paleolítica defende a ingestão apenas de carnes magras, frutas, raízes e vegetais.
Ex-companheiro de LeBron James no Miami Heat, Ray Allen é apontado pela imprensa norte-americana como o primeiro a seguir tal alimentação. “Eu comia muito carboidrato e açúcar porque pensava que precisava de energia, mas no fim da temporada percebia que dependia de anti-inflamatórios. Aprendi a comer de maneira mais saudável e melhorei, e perdi dez quilos em três semanas”, disse o armador do Heat.
Para Reggie Miller, já aposentado do basquete, os jogadores escolhem tal dieta para prolongar suas carreiras. Esse foi o objetivo de LeBron e Carmelo, segundo ele. “Quando você está muito pesado, isso diminui sua longevidade no basquete. O desempenho deles não será afetado, eles se sentirão mais leves”.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.