Topo

França faz jogo impecável e despacha a Espanha do Mundial de Basquete

Ricky Rubio não conseguiu ajudar a Espanha - Gerard Julien/AFP Photo
Ricky Rubio não conseguiu ajudar a Espanha Imagem: Gerard Julien/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo

10/09/2014 18h43

Quem esperava ver uma final do Mundial de Basquete entre Espanha e Estados Unidos já pode mudar os planos. Na noite desta quarta-feira, em Madri, a França protagonizou a maior surpresa da competição e eliminou os anfitriões em um jogo para lá de tenso. Sem se importar com a pressão da torcida que lotou o Palácio de Deportes de la Comunidad, os franceses fizeram 65 a 52, acabaram com a invencibilidade dos rivais e garantiram a vaga na semifinal.

Em busca de um lugar inédita na decisão, os franceses enfrentarão a Sérvia, carrasca da Seleção Brasileira. A partida será disputada na próxima sexta-feira, às 17h (de Brasília), novamente em Madri. 

No ano passado, na semifinal do Campeonato Europeu, os franceses já haviam sido os carrascos dos espanhóis com uma vitória por 75 a 72 na prorrogação.

Diferentemente da partida da primeira fase,  quando foi completamente dominada pela Espanha no revés por 88 a 64, os franceses fizeram uma partida impecável e, em nenhum momento perderam o controle do jogo.

Este foi também o jogo no qual os espanhóis fizeram a menor quantidade de pontos. Até então, a pior marca era de 82 em vitória sobre o Brasil no primeira fase.

Momento chave: No último quarto, no momento de maior pressão, a França elevou o seu nível ofensivo e defensivo. Sem dar chances a Espanha, fez uma parcial de 23 a 9 para assegurar uma classificação que era dada como improvável.

O melhor- Boris Diaw: O ala-pivô do San Antonio Spurs foi um monstro e ofuscou Pau Gasol, cestinha do jogo com 17 pontos. Diaw terminou o confronto com 15 pontos e cinco rebotes. Foi um dos principais responsáveis pela heroica classificação francesa.

O pior - Ricky Rubio: O armador espanhol decepcionou no momento em que a equipe mais precisou dele. Fez apenas quatro pontos e deu uma assistência em pouco mais de sete minutos em quadra. 

Para lembrar: A França jamais conseguiu subir ao pódio em Campeonatos Mundiais. Até hoje, o melhor desempenho foi em 1954, no Rio de Janeiro, quando acabou na quarta colocação.

No duelo da primeira fase, válido pelo Grupo A, a França derrotou a Sérvia por 74 a 73 com uma cesta nos segundos finais.