Topo

França sofre contra Lituânia, mas faz história e termina Mundial em 3º

Do UOL, em São Paulo

13/09/2014 14h55

Para a França, o Mundial de Basquete de 2014 não foi só eliminar a anfitriã e favorita Espanha nas quartas de final. Neste sábado, a equipe europeia garantiu também um lugar no pódio e a medalha de bronze. Em Madri, os franceses sofreram contra a Lituânia, mas levaram a melhor por 95 a 93 e garantiram seu melhor resultado em Mundiais. 

O terceiro lugar é histórico porque nunca havia sido alcançado pela seleção francesa. De quebra, a equipe impediu a Lituânia de repetir seu melhor resultado: terminou com o bronze em 2010, na Turquia, depois de derrotar a Sérvia. Assim, a França termina a competição com derrotas para Espanha e Brasil na primeira fase, mas à frente de todos eles. O time eliminou a Espanha nas quartas, mas não resistiu à Sérvia de Teodosic na semifinal.

Na partida, os franceses levaram a melhor no primeiro tempo e mantiveram vantagem, na maior parte do tempo, de cerca de cinco pontos. O terceiro quarto se mostrou desastroso, no entanto, permitindo a virada da Lituânia, que contou também com o nervosismo rival para levar a melhor. O último período teve alternância das equipes à frente do placar e final emocionante.

Restando 40 segundos para o fim do jogo, a França abriu seis pontos de vantagem e encaminhou a virada, mas uma sequência de faltas - uma delas em que o arremesso convertido foi validado pela arbitragem - permitiu à Lituânia encostar de novo. Os técnicos pararam o jogo a cada jogada. A estratégia lituânia, no entanto, não deu certo.

Os jogadores não conseguiram escapar das faltas francesas para fazer arremesso de três pontos nos segundos finais. A cada infração, dois lances livres convertidos eram insuficientes para tirar os três de vantagem adquiridos pela França. Assim, os franceses conquistaram o resultado histórico: após final dramático.

Nicolas Batum, que atua no Portland Trail Blazers, na NBA, foi o grande destaque da vitória francesa: consagrou-se cestinha da partida, com 27 pontos, além de 3 rebotes. Boris Diaw, do San Antonio Spurs, também foi bem e converteu 15 pontos e 4 assistências. Pelo lado da Lituânia, Jonas Valanciunas foi o maior pontuador, com 25 pontos. Pegou, ainda, nove rebotes.

A final do Mundial de Basquete será disputada neste domingo, às 16h, com placar ao vivo no UOL Esporte. Estados Unidos e Sérvia vão se enfrentar em Madri.