Topo

Flamengo chega a liderar, mas toma virada e perde para o Suns por 12 pontos

Isaiah Thomas, do Phoenix Suns, tenta passar pela marcação do Flamengo - AP Photo/Rick Scuteri
Isaiah Thomas, do Phoenix Suns, tenta passar pela marcação do Flamengo Imagem: AP Photo/Rick Scuteri

Do UOL, em São Paulo

09/10/2014 01h26

O Flamengo perdeu para o Phoenix Suns, nos Estados Unidos, nesta quarta-feira na primeira participação de uma equipe brasileira em uma pré-temporada da NBA. A equipe brasileira até começou bem, chegou a manter o confronto equilibrado durante a maior parte do tempo, mas no último quarto não aguentou o ritmo do adversário e acabou sendo derrotado por 100 a 88 em seu primeiro jogo da sequência que enfrentará nos próximos dias contra equipes da NBA. 

A última vez que um time do Brasil tinha enfrentado um da liga americana antes tinha sido em 1999 quando o Vasco foi superado pelo San Antonio Spurs por 103 a 68 na final d eum campeonato internacional realizado na Itália. 

O Flamengo tentou se aproveitar do ritmo ainda devagar do adversário americano, que ficou fora do último playoff da NBA e que está em fase de preparação para a próxima edição da competição, o que lhe deu a chance de liderar o placar e se manter sempre próximo. Mas visivelmente não conseguia acompanhar nos momentos em que a equipe americana resolvia acelerar um pouco o jogo, o que aconteceu no segundo e último período. 
 
O público na Arena em Phoenix também foi uma decepção, com arquibancadas praticamente vazias e se envolvendo na partida apenas em poucos momentos. 
 
1º Quarto
O Suns entrou em quadra com Goran Dragic, Marc Morris, Mark Morris, Miles Plumlee e Eric Bledsoe, enquanto o Flamengo iniciou com Nicolas Lapprovittola, Marquinhos, Marcelinho Machado, Walter Herrmann e Jerome Meyinsee. 
 
O Flamengo começou a partida bem na defesa, mostrando concentração, e tentando não desperdiçar os ataques. Logo nos primeiros segundos, já abriu 6 a 0, e manteve a diferença durante o primeiro quarto. Com pouco mais de quatro minutos de jogo, o técnico Jeff Hornacek pediu seu primeiro tempo quando perdia por 15 a 8. 
 
Na volta, a equipe americana passou a acelerar um pouco mais as jogadas e logo encostou no placar, apesar de o time brasileiro conseguir manter o equilíbrio dentro de quadra e a liderança ao final do quarto com vantagem de 26 a 21, com um bom aproveitamento nos lances livres e boa atuação de Herrmann. 
 
2º Quarto
O Flamengo voltou mantendo um bom ritmo, com o técnico José Neto tentando rodar um pouco os jogadores em quadra, mas tendo que administrar um placar mais próximo. Olivinha entrou muito bem no time carioca e já tinha oito pontos na metade do quarto. 
 
O Suns conseguiu finalmente tomar a frente do placar com pouco mais de cinco minutos de período. O Flamengo ainda empatou no ataque seguinte, em cobrança de lance livre, mas a equipe americana encaixou três contra-taques rápidos em sequência para abrir para 41 a 34, motivando os primeiros aplausos nas arquibancadas. 
 
A partir deste momento, a defesa flamenguista, que se portava bem em quadra, não conseguiu mais segurar o adversário, e o time brasileiro viu a diferença aumentar rapidamente para 54 a 43 ao final do primeiro tempo. 
 
3º Quarto
Novamente, o Flamengo se organizou no início do terceiro período, e, aproveitando também o revezamento dos jogadores do Suns, conseguiu diminuir, aos poucos, a desvantagem, trazendo a diferença para três pontos na metade do quarto. 
 
Com 8 minutos do período, a equipe carioca  assumiu a liderança em boa jogada de Herrmann, com 64 a 63, fazendo com que o técnico Hornacek voltasse a parar a partida para conversar com seus atletas. 
 
A estratégia deu certo, e o Suns recuperou a ponta do placar a tempo de voltar a abrir cinco pontos nos minutos finais do quarto, para terminar com frente de 71 a 66. 
 
4º Quarto
O começo do último período do jogo foi todo do Phoenix Suns, que fez sete a zero longo nos primeiros minutos, inclusive com uma bela ponte aérea completada por Archie Goodwin, o que levantou o pequeno público no ginásio. 
 
A superioridade da equipe americana, que passou a ter um bom aproveitamento principalmente nas bolas de três, seguiu durante todo o último quarto até o final da partida, fazendo que o placar mostrasse uma diferença que ainda não tinha sido vista, na casa dos 15 pontos.
 
A equipe carioca ainda tentou uma última reação trazer de novo a desvantagem para menos de 10 pontos, mas acabou vendo o placar final ficar em 100 a 88. 
 
O Flamengo segue com seu tour pelos Estados Unidos nos próximos dias e enfrenta o Orlando Magic no dia 15 e o Memphis Grizzlies em 17.