Topo

Lesão na panturrilha e estaleiro frustram Splitter: "queria estar saudável"

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

29/10/2014 13h14

Único brasileiro campeão da NBA, Tiago Splitter ainda não sabe quando poderá fazer a sua estreia na temporada 2014/2015. Com uma lesão no músculo sóleo da panturrilha direita, o pivô está há quatro semanas afastado dos treinos. Sua rotina tem sido apenas de fisioterapia, massagem, fortalecimento muscular e descanso.

Por conta da lesão, Splitter perdeu toda a pré-temporada da equipe. Seu último jogo foi no dia 10 de setembro, ainda pela seleção brasileira, nas quartas de final da Copa do Mundo da Espanha. Na ocasião, a equipe nacional foi derrotada pela Sérvia por 84 a 66.

Na noite de terça-feira, ele apenas acompanhou a vitória do Spurs sobre o Dallas Mavericiks, por 101 a 100. Antes da partida, os jogadores do Spurs receberam os anéis de campeões da temporada 2013/2014.

“Eu estou há quatro semanas fora. É um pouco mais do que esperava. Mas estou fazendo o máximo possível para poder voltar o quanto antes. Espero que nos próximos dias esteja melhor e apto a jogar basquete”, disse Splitter em entrevista exclusiva ao UOL Esporte.

O brasileiro demonstra certa frustração por começar o campeonato lesionado, principalmente pelo momento que vivia no Spurs. Durante toda a última temporada, foi titular absoluto e teve papel importante na conquista do título.

“Gostaria de estar bem, saudável. Mas é  preciso ter paciência. Neste momento, só quero voltar, pegar ritmo, entrar em quadra”, completou o brasileiro de 29 anos.

Apesar de estar lesionado, Splitter não se arrepende de ter deixado as férias e o descanso de lado para defender a seleção Brasileira na Copa do Mundo.

“Lesões acontecem por vários motivos, não sei se o Mundial teve interferência nesta lesão. Mas não adianta ficar pensando no que aconteceu. O importante é se focar na recuperação”, afirmou Splitter.

O jogador sabe que a conquista do título no último campeonato aumentará a responsabilidade do time para a atual edição da liga, mas não demonstra preocupação. Para ele, a experiência dos jogadores do Spurs será fundamental para a que a equipe volte a ter sucesso e brigar pelo título.

“A pressão sempre existe e temos de demonstrar nosso potencial a cada jogo. Mas isso é algo normal. Em todos os anos que estive aqui, todo mundo sempre quis ganhar do Spurs, mesmo porque sempre estivemos no topo da Conferência Oeste”, disse o brasileiro.

Em seu quinto ano na liga, Splitter já se diz à vontade no esquema do Spurs e totalmente adaptado à NBA, após não conseguir empolgar tanto em suas duas primeiras temporadas.

“Me sinto muito cômodo, estou em  uma time ganhador. Meu papel aqui não é meter 20 pontos, pegar 15 rebotes e ficar em quadra 40 minutos por jogo. Me sinto capaz de fazer o que me pedem”, disse Splitter, que ainda possui mais três anos de contrato com o Spurs.