Topo

Rodada de recordes tem Kobe 'mão furada' e Nowitzki 'cestinha gringo'

Do UOL, em São Paulo

12/11/2014 07h50

A rodada desta terça-feira na NBA foi marcada por dois recordes alcançados por astros consagrados. Kobe Bryant atingiu marca histórica, mas tem pouco o que se orgulhar: tornou-se o jogador que mais errou arremessos na liga em todos os tempos. Já Dirk Nowitzki ganhou motivos para ficar satisfeito: virou o atleta estrangeiro com o maior número de pontos na competição.

A marca negativa de Kobe foi atingida na derrota para o Memphis Grizzlies por 107 a 102, fora de casa. Ele chegou a 13.421 arremessos errados na carreira, superando o recordista anterior John Havlicek (13.417). O lance que fez Kobe bater a marca ocorreu no último quarto de jogo (assista acima).

Kobe, porém, não tem muito o que se preocupar, já que está bem acompanhado neste ranking – que nada mais é reflexo de quem arremessa muito durante os jogos. O top 5 ainda conta com Elvin Hayes (13.296), Karl Malone (12.682), Kareem Abdul-Jabbar (12.470) e Michael Jordan (12.345), atletas que também aparecem entre os principais cestinhas da história da NBA.

Nesta terça-feira, Kobe novamente foi o cestinha dos Lakers com 28 pontos. Não esteve, porém, em uma noite inspirada nos arremessos. Acertou apenas 10 dos 26 chutes de quadra que arriscou.

Os Lakers seguem com uma campanha medíocre neste início de temporada. A franquia de Los Angeles ganhou apenas um dos sete jogos que realizou até agora. Os Grizzlies aparecem na liderança da Conferência Oeste, com sete triunfos e apenas um revés.

Nowitzki, o ‘gringo’ cestinha

O alemão Dirk Nowitzki segue escrevendo seu nome na história da NBA. O ala do Dallas Mavericks se tornou o jogador nascido fora dos Estados Unidos com o maior número de pontos na história da liga. Ele ultrapassou Hakeem Olajuwon (nigeriano naturalizado norte-americano), que detinha a marca com 26.946 tentos.

De quebra, Nowitzki ainda assumiu o posto de nono maior cestinha da história da NBA. Nesta terça-feira, o alemão marcou 24 pontos e foi decisivo na vitória dos Mavericks sobre o Sacramento Kings por 106 a 98.

“Saber que você ultrapassou ‘O Sonho’ [apelido de Olajuwon] é inacreditável. Ele era imparável no bloqueio. Seu trabalho de pés, seu nível de habilidade, suas mãos, seu toque eram inigualáveis. Estou muito orgulhoso”, afirmou o alemão.

Resultados da rodada de terça-feira da NBA:

Toronto Raptors 104 x 100 Orlando Magic
Memphis Grizzlies 107 x 102 Los Angeles Lakers
Milwaukee Bucks 85 x 78 Oklahoma City Thunder
Dallas Mavericks 106 x 98 Sacramento Kings
Portland Trail Blazers 102 x 100 Charlotte Hornets
Golden State Warriors 100 x 113 San Antonio Spurs