Topo

Jogador expulso da NBA por uso de cocaína morre aos 50 anos

Mike Powell/Getty Images
Imagem: Mike Powell/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

10/01/2015 15h44

O ex- jogador do Dallas Mavericks Roy Tarpley morreu neste sábado, aos 50 anos, em um hospital na cidade de Arlington, no estado do Texas (EUA). A causa da morte do ex-pivô não foi divulgada pela equipe médica.

Tarpley, que atuou na NBA entre 1986 e 1990 e foi eleito o novato do ano em sua temporada de estreia, teve sua carreira marcada por um banimento. Em outubro de 1991, ele foi expulso da NBA por conta do consumo de cocaína. Naquela oportunidade, havia violado pela terceira vez a política de uso de drogas da liga.

Depois de ficar três anos na Europa, ele ganhou uma nova chance  na NBA em 1994. Porém, em 1995, foi banido eternamente por uso excessivo de álcool e não respeitar os termos de um programa de comportamento extra-quadra firmado com a direção da liga. 

Durante todo o tempo em que esteve na NBA, registrou médias de 12,6 pontos e dez rebotes por jogo. Na temporada de 1987/1988, foi eleito o melhor sexto homem do campeonato.

“O Dallas Mavericks está muito triste com esta notícia da morte do nosso ex-jogador. Nossas condolências vão para a sua família. Os fãs do Mavs vão lembrá-lo para sempre”, disse a franquia por meio de uma nota oficial

“É triste. Quebra nosso coração saber que ele tinha apenas 50 anos de idade. Ele poderia ter sido um jogador incrível na NBA” afirmou à agência Associated Press  Norm Sonju, dirigente do Maverciks à época.

Após ser banido na NBA, Tarpley foi fazer carreira no exterior e passou por  países como Chipre, Rússia e China, até encerrar a carreira em 2006.