Topo

Obama faz piada com técnico rabugento da NBA. E ouve resposta

Obama recebeu o San Antonio Spurs nesta segunda-feira. Brasileiro Tiago Splitter (segundo da esq. para dir. no fundo) esteve presente - AFP PHOTO/BRENDAN SMIALOWSKI
Obama recebeu o San Antonio Spurs nesta segunda-feira. Brasileiro Tiago Splitter (segundo da esq. para dir. no fundo) esteve presente Imagem: AFP PHOTO/BRENDAN SMIALOWSKI

Do UOL, em São Paulo

12/01/2015 19h46

A visita do San Antonio Spurs, atual campeão da NBA, à Casa Branca nesta segunda-feira foi marcada por piadas do presidente americano Barack Obama com o técnico Gregg Popovich, conhecido pelo seu comportamento rabugento com os jornalistas.

Em um discurso que teve cerca de sete minutos de duração, Obama brincou duas vezes com o treinador que possui cinco títulos da NBA em seu currículo. Primeiro cutucou o fato de Popovich deixar seus titulares de fora em várias partidas.

"Pensei em mandar aqui o vice-presidente (Joe Biden) para poder me preparar e ficar fresco para o State of the Union (discurso à nação que fará no próximo dia 20). Tomaria como exemplo o Popovich que muitas vezes gosta de dar descanso a suas estrelas", disse.

Depois, brincou com o comportamento do treinador nas entrevistas durante as partidas, quando costuma falar por menos de 30 segundos com os repórteres, sempre com respostas curtas e atravessadas.

"Quero que o técnico saiba que não é contatualmente obrigado a responder questões depois das minhas observações no primeiro quarto", disse Obama, arrancando gargalhadas dos presentes ao auditório.

Após o presidente terminar sua fala, Popovich não deixou a piada passar em vão e também brincou com Obama.

"Quando eu dou descanso para as minhas estrelas eu sou multado, ele não”, disse o técnico do Spurs.

O encontro todo foi marcado por muita descontração e Obama fez questão de citar os jogadores um por um ao exaltar o título do Spurs na última temporada. Entre os atletas presentes ao encontro estava o brasileiro Tiago Splitter. Ele só lamentou não poder receber na Casa Branca seu time de coração, o Chicago Bulls.

"Nunca é fácil celebrar um time que não sejam os Bulls, mas infelizmente ainda não consegui recebê-los. Mas para um cara velho como eu, receber os Spurs aqui me fez sentir bem. Eles (jogadores) são velhos, têm cabelos cinzas, mas mostram que pessoas com idade avançada podem ter sucesso em um esporte para jovens", disse o presidente, que ainda aproveitou para dar uma sugestão ao técnico e atletas.

"Se precisarem dicas de como ganhar por duas vezes seguidas, já sabem onde procurar", disse Obama, fazendo referência a sua reeleição.

A descontração de Obama no encontro agradou a Tiago Splitter.

"Foi muito bacana o encontro. Conversou com um por um, deu os parabéns. É um presidente com muito carisma. Antes do evento oficial, fizemos um tour pela Casa Branca. Foi uma ótima experiência", disse o jogador ao UOL Esporte.