Topo

Fla mantém punição a Marcelinho, mas recua em ideia de demissão

Marcelinho segue fora dos jogos do Flamengo após briga com técnico José Neto - Alexandre Vidal/Fla Imagem
Marcelinho segue fora dos jogos do Flamengo após briga com técnico José Neto Imagem: Alexandre Vidal/Fla Imagem

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/02/2015 20h21

O ala Marcelinho Machado segue afastado do time de basquete do Flamengo por tempo indeterminado. Em nota divulgada no seu site, o Rubro-negro informou que o atleta não viajará com a delegação para São Paulo, onde a equipe enfrenta Franca, Pinheiros e Palmeiras nos dias 8, 10 e 12 de fevereiro, respectivamente.

Na nota, o clube cita oficialmente pela primeira vez o fato de a punição der um “medida disciplinar” e informa ainda que “nesse período, o atleta cumprirá programação de treinamentos estabelecida pela comissão técnica”.

A resolução divulgada na nota foi fruto da reunião realizada nesta sexta-feira, na Gávea, que contou com a participação da comissão técnica, do vice-presidente de Esportes Olímpicos, Alexandre Póvoa, e do diretor executivo da área, Marcelo Vido.

Também em nota oficial, Marcelinho pediu desculpas para os companheiros e diretoria do Flamengo. Essa era um das atitudes que os diretores esperavam do atleta.

"Gostaria de pedir desculpas aos meus companheiros, comissão técnica e diretoria. Após a partida contra o Minas, me exaltei, me excedi numa discussão com José Neto, treinador da equipe, dentro do vestiário. Ao contrário do que foi noticiado por alguns meios, não me dirigi a ele com palavrões e, menos ainda, houve qualquer tipo de ameaça de agressão. Minha atitude foi errada, no calor da emoção, e por eu ser o capitão, o jogador mais experiente, e por tudo o que já vivi e ainda vivo vestindo a camisa rubro-negra, uma das minhas função é dar exemplo. Tive uma conversa com o José Neto hoje, reconheci meu erro, pedi desculpas a ele e as coisas foram esclarecidas. Fui informado pelo Marcelo Vido que não acompanharei a equipe na viagem em Franca e São Paulo. Errei, recebi a punição e agora isso é página virada”, disse.

Após a briga entre Marcelinho e o técnico José Neto no vestiário do Tijuca Tênis Clube na última terça-feira, depois da vitória sobre o Minas, a diretoria cogitou rescindir o contrato do jogador. No entanto, os comandantes rubro-negros recuaram na ideia, entendendo que o prejuízo técnico seria enorme, já que o clube não pode mais repor a vaga no NBB.

Por outro lado, decidiu-se que uma reintegração ao elenco poderia causar um mal-estar, optando por aumentar a punição que ainda não tem data para se encerrar. Marcelinho desfalca o Flamengo nos próximos três jogos e não tem data para retornar ao time.

Principal jogador da vitoriosa história recente do basquete da Gávea, o jogador foi afastado daquela que seria sua partida de número 200 no NBB.

Desgastado com comissão técnica e diretoria, Marcelinho não gostou de mais uma vez começar o jogo no banco de reservas e, após 17 minutos jogados e nenhum ponto marcado, partiu para cima de Neto no vestiário. Com xingamentos pesados, chamou o treinador de "merda" por várias vezes na presença de companheiros e membros da diretoria. Os dois quase chegaram a trocar agressões. E a briga só não foi maior graças a intervenção de jogadores.

Com a camisa rubro-negra desde 2007, Marcelinho conquistou oito títulos estaduais no Rio de Janeiro, quatro brasileiros, uma Liga Sul-Americana, uma Liga das Américas e o Mundial Interclubes em outubro de 2014.