Topo

Steve Nash anuncia aposentadoria das quadras aos 41 anos

Armador canadense não conseguiu fazer um jogo sequer na atual temporada pelos Lakers -  EFE/EPA/PAUL BUCK
Armador canadense não conseguiu fazer um jogo sequer na atual temporada pelos Lakers Imagem: EFE/EPA/PAUL BUCK

21/03/2015 15h50

O canadense Steve Nash anunciou sua aposenatdoria oficial através das redes sociais. Afastado das quadras desde a temporada passada com problemas nas costas, ele publicou um texto neste sábado no qual revela que não irá mais continuar jogando basquete.

Aos 41 anos de idade, o armador canadense disputou 18 temporadas na NBA, a maioria delas pelo Phoenix Suns, time pelo qual foi eleito o MVP duas vezes, em 2004/05 e em 2005/06, sendo que em ambas sua equipe foi até as finais da Conferência Oeste e acabou derrotada nas duas.

Nash disputou o All Star Game da NBA em oito oportunidades, tem 120 jogos de playoff em seu currículo e atualmente é o terceiro maior assistente da liga, com 10.335 assistências. Além disso, ele é o recordista em aproveitamento de lance-livre, com 90,4%.

Foi nos Suns que Nash iniciou sua carreira na liga norte-americana na temporada 1996/97. Ele permaneceu na equipe do Arizona por mais uma temporada até ser trocado para o Dallas Maverick, onde passou mais seis temporadas, voltando em seguida para Phoenix.

Sua última empreitada foi no tradicional Los Angeles Lakers, não conseguindo brilhar na equipe californiana. Já com a idade avançada, Nash conviveu com seguidas lesões e perdeu muitos jogos Lakers. Em sua primeira temporada na Califórnia ele fez 50 jogos, mas na segunda (e última) foram apenas 15 partidas.

"Estou me aposentando. Ouvi uma vez alguém dizer que um dia alguém iria falar que não dava para jogar mais, que você não é mais bom o bastante. Quando você é jovem tem muitos sonhos e ouvir algo assim é assustador. Eu nunca me esqueci", escreveu o armador canadense.

"O maior presente que tive foi poder estar completamente imerso em minha paixão e poder fazer algo que gostava tanto. A obsessão se tornou minha melhor amiga. Por isso, sou grato por tudo que vivenciei na carreira", afirmou Nash, que agradeceu à família e aos fãs que o apoiaram através dos anos.