Topo

Melhor da noite da NBA: times de Nenê e Leandrinho vencem na semi

Leandrinho jogou por 14 minutos, anotou seis pontos e deu duas assistências - JOHN G. MABANGLO/EFE
Leandrinho jogou por 14 minutos, anotou seis pontos e deu duas assistências Imagem: JOHN G. MABANGLO/EFE

Do UOL, em São Paulo

04/05/2015 10h04

A primeira rodada das semifinais de conferência da NBA tive dois brasileiros em ação e ambos começaram suas respectivas séries com o pé direito. Equipe de melhor campanha na temporada regular, o Golden State Warriors de Leandrinho manteve o embalo e depois de bater o New Orleans Pelicans por 4 a 0.

Jogando em casa, os Warriors derrubaram o Memphis Grizzlies por 101 a 86, novamente com destaque para o armador Stephen Curry, que comandou a equipe da Califórnia com 22 pontos e sete assistências. Leandrinho contribuiu com seis pontos e duas assistências.

No Leste, o Washington Wizards do pivô brasileiro Nenê também largou na frente na semifinal. Dono da melhor campanha da conferência, o Atlanta Hawks não fez valer o o bom desempenho e o fator casa e acabou derrotado pela equipe da capital norte-americana com o placar de 104 e 98.

Golden State Warriors 101 x 86 Memphis Grizzlies (Golden State lidera por 1 a 0)

- Eleito o jogador mais valioso (MVP) da temporada regular, Stephen Curry comandou os Warriors. Ele foi o cestinha da partida, com 22 pontos, e ainda somou sete assistências, dois rebotes e quatro roubadas de bola.

- Apesar de ter sido divulgado a eleição de Curry como MVP, o anúncio oficial ainda não foi feito e só deve acontecer nesta segunda-feira. O armador dos Warriors receberá a premiação em quadra antes do jogo 2, na próxima terça-feira.

- Klay Thompson foi outro destaque do time, com 18 pontos, três rebotes e seis assistências. Leandrinho jogou por 14 minutos, anotou seis pontos e deu duas assistências.

- “Conseguimos engrenar nosso jogo ofensivo e temos agora que manter esta fase”, comentou Curry.

- Pelo lado dos Grizzlies, o espanhol Marc Gasol foi o centro das atenções. Ele ficou muito próximo de um double-double, terminando com 21 pontos e nove rebotes. Zach Randolph também foi bem e conseguiu 20 pontos e nove rebotes.

- “Sei que temos talento e somos competitivos. Não tenho dúvidas que podemos vencer qualquer um”, comentou Gasol, confiante em sua equipe apesar da derrota no jogo 1 da série.

- Mesmo com o otimismo de Gasol, o retrospecto recente entre as duas equipes não é boa para o Memphis, que amargou a terceira derrota seguida para o Golden State.

- Durante um tempo no segundo quarto, o armador Tony Allen, dos Grizzlies, voltou para quadra tão concentrado que demorou a perceber que ainda estava acontecendo uma apresentação de crianças. Por causa disso ele acabou levando uma sonora vaia.

- “Ouvi o som da buzina (que indica a hora de voltar para quadra) e simplesmente entrei. Achei que eles (crianças) iriam sair correndo, mas não foi assim. De qualquer maneira, essa é uma das minha menores preocupações”, explicou Allen.

Atlanta Hawks 98 x 104 Washington Wizards (Washington lidera por 1 a 0)

Bradley Beal no primeiro jogo das semifinais de conferência - John Bazemore/AP - John Bazemore/AP
Imagem: John Bazemore/AP

- Ainda no começo do jogo, Jeff Teague torceu o tornozelo, mas não foi nada muito grave e ele sequer precisou sair de quadra.

- Quem não teve a mesma sorte foi Bradley Beal, que no último quarto também torceu o tornozelo. Só que o armador dos Wizards teve que deixar a quadra e não jogou os minutos finais.

- Mesmo assim, Beal foi o cestinha da partida, com 28 pontos. Ele também pegou sete rebotes e deu uma assistência.

- Três jogadores do Washington terminaram a partida com double-doubles. John Wall fez 18 pontos e deu 13 assistências, Marcin Gortat anotou 12 pontos e 12 rebotes e o reserva Otto Porter pegou 11 rebotes e fez 10 pontos.

- “Nós dois vamos lutar até o fim. Se não tivermos quebrado nada, vamos continuar em quadra”, comentou Wall sobre a lesão de Beal. “Ele não vai abandonar o time. É um lutador como eu”, acrescentou.

- Wall teve um probleminha no punho depois de cair, ainda no primeiro quarto, em um lance com Teague. Entretanto, nada que o fizesse sair de quadra.

- O brasileiro Nenê se complicou com as faltas logo no começo, jogou menos de 18 minutos e terminou zerado em pontos, errando os quatro arremessos de quadra que deu. Sua contribuição para o time foi de três rebotes e uma roubada de bola.

- Demarre Carroll começou muito bem e anotou 21 pontos para Atlanta no primeiro tempo, só que na segunda metade da partida ele fez apenas mais três pontos e sequer conseguiu pontuar no último quarto, mas mesmo assim foi o cestinha do seu time.

- O ala dos Hawks foi o primeiro de sua equipe a fazer pelo menos 20 pontos nos cinco primeiro jogos do playoff desde Dominique Wilkins, em 1989.

- A pontuação do Atlanta na segunda metade do jogo despencou como a de Carroll. O time fez mais pontos no primeiro quarto (37) do que conseguiu somar nos dois últimos quartos (35).

- Os outros quatro titulares dos Hawks também terminaram o jogo com pelo menos 10 pontos: Jeff Teague fez 11, Kyle Korver somou 13, Paul Millsap anotou 15 pontos e Al Horfrod fez 17.