Topo

Melhor da noite na NBA: veterano decisivo e MVP descalibrado em derrota

 Rob Carr/Getty Images/AFP
Imagem: Rob Carr/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

10/05/2015 08h19

Washington Wizards e Memphis Grizzlies fizeram valer seus mandos de quadra e ficaram em vantagem de 2 a 1 na série em melhor de sete jogos das semifinais de conferência da NBA.

Na capital americana, os Wizards superaram o Atlanta Hawks por 103 a 101 graças a uma cesta incrível do veterano Paul Pierce no estouro do cronômetro.

Mesmo pressionado pela marcação de dois adversários, o jogador de 37 anos conseguiu fazer um arremesso no qual a bola ainda bateu na tabela antes de entrar e decretar a festa da torcida e a explosão dos companheiros.

Um pouco mais tarde em Memphis, os Grizzlies não deram nenhuma chance ao Golden State Warriors, time que teve a melhor campanha da temporada regular. Dominante do início ao fim, os anfitriões fizeram 99 a 89 e viraram o playoff.

As vitórias foram de fundamental importância para Wizards e Grizzlies, que nesta segunda-feira voltarão a jogar em seus domínios e terão ótima oportunidade para fazer 3 a 1 e se aproximarem das finais de conferência.

O Washington enfrenta o Atlanta às 20h (de Brasília). Na sequência, será realizado o duelo entre Memphis

Washington Wizards 103 x 101 Atlanta Hawks (Washington lidera a série por 2 a 1)

- Paul Pierce não vinha fazendo uma partida de encher os olhos até que apareceu na hora decisiva para dar o importante triunfo para os Wizards. O ala  fechou a partida com 13 pontos e sete assistências. Ele acertou apenas cinco dos 12 arremessos de quadra tentados. Porém, o último deles foi fundamental. "Geralmente, gosto de guardar estes tipos de chutes para as fases decisivas (risos)", disse o jogador na entrevista coletiva.

- Nenê, enfim, conseguiu aparecer na série. Após fazer apenas dois pontos nos dois primeiros jogos da série, o pivô brasileiro teve uma boa atuação. Foram 17 pontos marcados (com sete de nove arremessos de quadra convertidos) e sete rebotes. Ele ficou em quadra por 30 minutos. "Este é o Nenê que precisamos em todos os jogos. O cara que ninguém pode marcar", disse o armador Bradley Beal.

- Com uma fratura no punho e na mão esquerda, John Wall foi desfalque na equipe da capital americana.

- A vitória do Washington poderia ter sido mais tranquila caso a equipe não tivesse vacilado tanto no último quarto. A equipe da capital entrou no quarto período vencendo por 85 a 66. Porém o Atlanta conseguiu uma reação inacreditável para forçar a decisão apenas na última bola. O melhor time da Conferência Leste na temporada regular fez 35 a 18 no quarto decisivo.

- O grande responsável por comandar a reação dos Hawks foi o armador Dennis Schröder, que finalizou a partida com 18 pontos. Ele foi o cestinha dos visitantes, ao lado de Jeff Teague.

Memphis Grizzlies 99 x 89 Golden State Warriors (Memphis lidera a série por 2 a 1)

- Os pivôs do Memphis foram decisivos para o triunfo que deixa a equipe em excelentes condições na série. O espanhol Marc Gasol anotou 21 pontos e pegou 15 rebotes (veja no vídeo). Já Zach Randolph fez 22 pontos e apanhou oito rebotes. Dentro da zona pintada, o Golden State teve enorme dificuldade para neutralizar as ações ofensivas da equipe rival.

- "Esta foi uma vitória enorme para a nossa franquia, para o nosso time. A torcida foi fantástica", disse o técnico Dave Joerger.

- MVP da temporada regular e letal nas bolas de três pontos, o armador Stephen Curry esteve descalibrado. Apesar de ter feito 23 pontos, acertou somente oito dos 21 arremessos de quadra tentados. Nos chutes de três, foi ainda pior. Apenas dois acertos em dez tentativas.

- O brasileiro Leandrinho teve uma noite para ser esquecida.  O ala-armador esteve em quadra por 11 minutos e saiu zerado. Pior, não tentou nenhum arremesso.  Conseguiu apenas uma assistência e um roubo de bola. Porém cometeu três erros e ainda fez três faltas.