Topo

Melhor da noite na NBA: nem com "golpe de telecatch" Bulls param os Cavs

Nikola Mirotic, dos Bulls, fez falta feia com o braço em Iman Shumpert, dos Cavalliers - JONATHAN DANIEL/AFP
Nikola Mirotic, dos Bulls, fez falta feia com o braço em Iman Shumpert, dos Cavalliers Imagem: JONATHAN DANIEL/AFP

Do UOL, em São Paulo

15/05/2015 10h12

A boa defesa do Chicago Bulls andou abusando da força física no jogo 6 da série contra o Cleveland Cavaliers e nem assim conseguiu parar o time de LeBron James, que mesmo jogando fora de casa conseguiu a vitória e com isso fechou o confronto. A vitória dos Cavs por 94 a 73 garantiu o time nas finais da Conferência Leste pela primeira vez desde 2009.

O lance que chamou a atenção pelo excesso de força envolveu Nikola Mirotic, que deu com o braço no pescoço de Iman Shumpert, parando a tentativa de infiltração do jogador dos Cavalliers ainda no segundo quarto. Shumpert não se abalou e terminou com 13 pontos, sete rebotes e quatro assistências.

LeBron por pouco não anotou um triple-double, ficando a um rebote do feito. Tristan Thompson, J.R. Smith e Matthew Dellavedova também se destacaram pelos Cavs e ajudaram o camisa 23 a levar a equipe para a final de conferência.

Pelo lado oeste, o Los Angeles Clippers esteve muito perto de fechar a série contra o Houston Rockets, chegou a ter 19 pontos de frente no terceiro quarto, mas deixou a vantagem escapar e acbou levando a virada, perdendo com o placar de 119 a 107. Depois de se salvar fora de casa, o Houston terá a chance de definir a classificação para a final em seus domínios.

Cleveland Cavaliers 94 x 73 Chicago Bulls (Cleveland vence por 4 a 2)

- Apesar do quase triple-double de LeBron, com 15 pontos, 11 assistência se nove rebotes, ele não foi o grande responsável pela vitória, contando com a ajuda de Thompson, Smith e Delavedova, que contribuíram com boa pontuação e números expressivos.

- Kyrie Irving também não pode ajudar, ele torceu o joelho e jogou pouco mais de 12 minutos, anotando apenas seis pontos. O elenco de apoio resolveu aparecer então, Thompson obteve um double-double, com 13 pontos e 17 rebotes, Smith conseguiu 12 pontos e oito rebotes e Dellavedova acabou com 19 pontos.

- “Esses caras trabalham duro todos os dias e não apenas quando vocês não estão aqui. Fiquei surpreso com a maneira pela qual lidamos com os playoffs. Temos alguns debutantes e contamos também com as lesões de Kyrie e Kevin (Love)”, declarou LeBron.

- Se os Cavallier não iam para a final de conferência desde 2009, o mesmo não se pode dizer de LeBron, que vai disputar a decisão no Leste pelo quinto ano seguido, sendo os últimos quatro pelo Miami Heat.

- “Faço tudo pelo meu time, tudo pelos meus companheiros. Quero que esses caras sintam o momento. Foi por isso que eu voltei. Tínhamos quatro jogadores que jogam pela primeira vez nos playoffs e hoje tiveram um papel importante na equipe”, disse o camisa 23.

- Depois de deixar a quadra lesionado, Irving disse que não vai precisar passar por cirurgia e que os médicos afirmaram que irá se recuperar apenas com tempo de descanso. “Isso é a única coisa que vai em ajudar agora”, explicou.

- A derrota dos Bulls gerou uma pressão sobre o treinador Tom Thibodeau. A imprensa norte-americana especula que ele pode deixar a equipe, indo para o Orlando Magic ou para o New Orleans Pelicans.

- Apesar dos boatos, tanto técnico como jogadores se mostraram favoráveis à sua permanência. “Eu adoro ele como treinador”, declarou Derrick Rose, uma das estrelas dos Bulls. “Até me disserem que não, eu pretendo continuar por aqui”, afirmou Thibodeau.

Los Angeles Clippers 107 x 119 Houston Rockets (série empatada em 3 a 3)

- Os Clippers tiveram o jogo na mão quando abriram 19 pontos no terceiro quarto, mas deixaram a vitória escapar no último quarto da partida, em que os Rockets anotaram 40 pontos contra apenas 15 dos rivais. Virando o jogo e levando a decisão da série para Houston.

- Corey Brewer foi um dos destaques da arrancada final dos Rockets, anotando 15 dos seus 19 pontos no último quarto. Ele terminou com um double-double, já que também pegou 10 rebotes.

- O pivô Dwight Howard foi outro que teve dígitos duplos em mais de um fundamento, anotando 20 pontos e incríveis 21 rebotes. O barbudo James Harden contribuiu com 23 pontos e Josh Smith com mais 19.

- “Não vamos desistir”, comentou Howard sobre a reviravolta dos Rockets na partida, mesmo depois de estar perdendo por 19 pontos. “Seguimos acreditando e nunca desistimos”, acrescentou o pivô de Houston.

- Do outro lado, os 31 pontos de Chris Paul e os 28 de Blake Griffin não foram suficientes para dar a vitória aos Clippers. “Tiramos o pé, paramos de defender. Foram vários fatores no final. É tudo uma questão de quem quer mais”, lamentou Griffin.

- “Nós tentamos fazer o relógio andar e esquecemos de jogar. Entregamos essa para eles”, reclamou Doc Rivers, treinador do time de Los Angeles.

- Desta vez, o pivô DeAndre Jordan não teve que cobrar tantos lances-livres, como aconteceu nos dois jogos anteriores. Ele acertou os dois primeiros lances-livres que arremessou e terminou com aproveitamento de quatro em seis tentativas.

- Pelo segundo dia seguido o boxeador Floyd Mayweather Jr. acompanhou um jogo dos playoffs da NBA no ginásio. No dia anterior ele viu a vitória do Golden State Warriors, mas agora ele não deu sorte aos também californianos dos Clippers. Outra presença ilustre foi a do ator e comediante Billy Crystal.