Topo

Até a NBA admite aposentadoria de Kobe Bryant em 2016. E ele não descarta

Draftado em 1996, astro dos Lakers pode disputar sua última temporada - Richard Mackson-USA TODAY Sports
Draftado em 1996, astro dos Lakers pode disputar sua última temporada Imagem: Richard Mackson-USA TODAY Sports

Do UOL, em São Paulo

05/08/2015 10h36

Kobe Bryant, 36 anos, está na NBA desde que foi draftado pelo Charlotte Hornets (e trocado com o Los Angeles Lakers) em 1996. Desde então, foram cinco títulos da liga (2000, 2001, 2002, 2009 e 2010), dois títulos de MVP das Finais (2009 e 2010), um título de MVP da competição (2008), 17 participações no All-Star Game e duas medalhas de ouro olímpicas (2008 e 2012). Estaria então chegando a hora de deixar as quadras?

A própria NBA já começa a admitir esta possibilidade. Nesta terça-feira, o site oficial da liga especula que Kobe pode se aposentar ao fim da temporada 2015/2016. A possibilidade partiu de declarações recentes de Mitch Kupchak, gerente-geral dos Lakers. E o astro não descartou.

“Não temos nada decidido e já conversei sobre isso. Mas poderia ser a última (temporada)? Claro. É duro decidir. É difícil tomar este tipo de attitude. Os jogadores com quem eu converso dizem: ‘Kobe, você saberá’”, explicou Kobe Bryant, em entrevista ao site Yahoo! Sports.

“Estou fazendo isso de maneira simples. Ou eu gosto de jogar e de passar por este processo ou não. Eu tento deixar esta questão bem simples. Eu gostaria de jogar mais ou não gostaria. Mas acho que a decisão precisa ser tomada depois da temporada. É difícil definir este tipo de coisa antes da temporada”, acrescentou.

Mesmo atuando há quase 20 anos, Kobe Bryant assegurou ter boas condições físicas para continuar atuando. O ala-armador dos Lakres ainda brincou, e afirmou que só conseguiu jogar superar as lesões de tantos anos por ser “louco”.

”O corpo está bom. Eu me sinto bem. Dá cintura para baixo, estou sólido. Não há dúvidas sobre o que posso fazer. Meu corpo e minhas pernas são extremamente fortes e saudáveis. Há uma grande diferença. Da cintura para cima, trabalho com pesos e coisas do tipo”, contou Kobe, indo além. “Eu amo jogar. Aproveito, é estranho. Você vai longe se amar este jogo, acreditando que poderá jogar para sempre.”

O contrato de Kobe Bryant com o Los Angeles Lakers termina no final da temporada 2015/2016. No entanto, ele assegura: nem a fortuna que poderá ganhar de outra equipe como free agent pesará em sua decisão de continuar jogando – pelos Lakers ou por um rival.

“Eu nunca joguei por dinheiro. Isso nunca me motivou”, garantiu. “Eu tenho minha família, minha saúde e estamos financeiramente confortáveis. Isto é uma grande benção”, completou.