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Com Flamengo, NBA muda para jogo no Brasil e quer "torcida de futebol"

Olivinha, do Flamengo, sobe junto com Dewayne Dedmon, do Orlando Magic em 2014 - John Raoux / AP
Olivinha, do Flamengo, sobe junto com Dewayne Dedmon, do Orlando Magic em 2014 Imagem: John Raoux / AP

Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

25/08/2015 13h06

Em 2013, Chicago Bulls x Washington Wizards. No ano seguinte, Cleveland Cavaliers x Miami Heat. As duas primeiras edições brasileiras da turnê internacional da NBA apresentaram ao país o padrão de evento da liga profissional de basquete dos Estados Unidos, com direito a uma série de ações para entreter o público que esteve na HSBC Arena. Na atual temporada, a ideia é inverter um pouco isso. Com Flamengo x Orlando Magic marcado para o dia 17 de outubro, no mesmo ginásio, a proposta dos responsáveis pelo duelo é mostrar aos norte-americanos a “torcida de futebol” do Brasil.

“Achamos que esse pode ser um diferencial. Esperamos que o ginásio esteja lotado e que o fato de ser Flamengo sirva para que os americanos tenham contato com outro padrão de comportamento de público”, disse Arnon de Mello Neto, diretor-executivo da NBA no Brasil.

A mudança de perfil também tem a ver com vendas. Nas duas primeiras edições do NBA Global Games no Rio de Janeiro, 60% das entradas foram compradas por pessoas que não eram do Rio de Janeiro. O primeiro lote de 2015 já está esgotado, e o contingente de visitantes caiu – ainda não há dados oficiais sobre o tamanho dessa retração.

“Achamos que teremos muitos flamenguistas até mesmo entre as pessoas que não são do Rio de Janeiro. Isso vai ser um diferencial do jogo, certamente. Vamos deixar que a torcida se comporte mais livremente, com menos ações de direcionamento e animação de público, para que tenhamos coisas como gritos e músicas tradicionais”, completou Arnon.

O jogo é parte de uma parceria da NBA com o NBB (liga profissional de basquete do Brasil). Também como parte desse acordo, o Flamengo já havia viajado para enfrentar o Orlando Magic na casa do rival em 2014 (vitória dos norte-americanos por 106 a 88). Foi a primeira vez em que um time sul-americano esteve nos Estados Unidos para participar da pré-temporada da liga.

“Já deu para ver um pouco naquela partida. Como são muitos brasileiros em Orlando, torcedores foram com a camisa rubro-negra e gritaram para apoiar o time. Em muitos momentos, o sistema de som do Amway Center precisou intervir e colocar músicas altas ou chamar a galera”, contou Marcelo Vido, diretor-executivo de esportes olímpicos do Flamengo.

Curiosamente, o fato de ser um jogo com chancela da NBA terá um incentivo a menos para que o ginásio esteja pintado com as cores do Flamengo. O clube costuma oferecer descontos de 50% àqueles que usem seus uniformes em jogos, mas essa prática não será mantida no confronto com o Orlando Magic. Apenas um desconto de 10% será oferecido aos integrantes do programa de sócio-torcedor do Rubro-negro.