Topo

Lenda da NBA detona Jordan. E o motivo não foi basquete

Kareem Abdul Jabbar criticou duramente Michael Jordan  - AP Photo/Tom Lynn
Kareem Abdul Jabbar criticou duramente Michael Jordan Imagem: AP Photo/Tom Lynn

Do UOL, em São Paulo

04/11/2015 21h45

Kareem Abdul Jabbar, uma das maiores lendas da NBA, sempre foi uma pessoa muito engajada politicamente e socialmente, tanto que chegou até a mudar de nome em 1967.

Em entrevista durante um documentário sobre a sua carreira, o ex-jogador dos Lakers foi contundente ao criticar Michael Jordan, principal nome do esporte, por não ter apoiado Charlotte Harvey Gantt, candidato Democrata que disputava um cargo no governo em 1990 e 1996 contra o Jesse Helms, um Republicano que tinha ideias muito retrógradas em relação às políticas raciais.

Na ocasião, Jordan, que tinha participação nas vendas da Nike de materiais que levassem seu nome, teria dito que “os Republicanos também compram sapatos esportivos”. A declaração não foi esquecida por Abdul Jabbar.

“Você não pode ter medo de vender menos sapatos se você se preocupa com os direitos civis e humanos. As coisas são assim. Jordan colocou os negócios acima da consciência. É lamentável, mas ele terá que conviver com isso”, declarou o ex-jogador.

Esta foi a primeira vez que Jordan foi criticado publicamente pelo episódio polêmico. Dias atrás, o ex-jogador da NBA, Stephon Marbury, já havia dito que Jordan “rouba no preço de seus sapatos”.