Topo

Pivô do Thunder pede desculpas por chamar rivais de "macaquinhos rápidos"

Marcio Jose Sanchez/AP
Imagem: Marcio Jose Sanchez/AP

Do UOL, em São Paulo

17/05/2016 14h56

Uma escolha errada de palavras. Esta foi a justificativa apresentada pelo pivô neozelandês Steven Adams para a declaração que provocou polêmica após a vitória do seu time, o Oklahoma City Thunder, sobre o Golden State Warriors, na última segunda-feira, pela final da Conferência Oeste da NBA, a liga americana de basquete.

Adams referiu-se aos armadores rivais Stephen Curry e Klay Thompson como “quick little monkeys”, que em uma tradução próxima significa "macaquinhos rápidos". As palavras proferidas em uma entrevista pós-jogo foram vistas como racistas por grande parte da crítica e fizeram o jogador do Thunder pedir desculpas.  

“Foi uma pobre escolha de palavras, amigo. Eu não estava pensando direito. Eu não sabia que isso iria chatear alguém, mas eu estou realmente arrependido. Foi uma pobre escolha de palavras. Eu estava tentando expressar o quão difícil está sendo acompanhar esses caras”, disse o pivô para o jornal USA Today.

Adams chegou aos Estados Unidos em 2012 e acredita que diferenças de palavras em relação à Nova Zelândia também explicam a gafe. “É diferente, amigo. Palavras diferentes, expressões diferentes, este tipo de coisa. Mas elas podem obviamente serem entendidas de forma diferente, dependendo de qual país você está. Eu estou assimilando, ainda tentando descobrir os limites. Mas eu definitivamente ultrapassei eles nesta noite”, disse.

Polêmicas à parte, Adams foi peça fundamental para a vitória do Thunder no primeiro jogo da série na Califórnia. O pivô marcou 16 pontos e agarrou 12 rebotes, sendo importante também para a defesa do time.