Topo

Pivô da NBA passará por cirurgia para colocar pedaço de cadáver no joelho

O pivô Festus Ezeli, que defende o Portland Trail Blazers na NBA - Getty Images
O pivô Festus Ezeli, que defende o Portland Trail Blazers na NBA Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

05/03/2017 18h24

Alijado do restante da atual temporada da NBA (liga profissional de basquete dos Estados Unidos) por causa de uma lesão no joelho, o pivô nigeriano Festus Ezeli, 27, vai ser submetido a uma intervenção cirúrgica pouco usual. Segundo a “ESPN” norte-americana, o jogador terá um excerto de cadáver inserido na articulação.

Ezeli passou quatro temporadas no Golden State Warriors, mas trocou a franquia pelos Blazers neste ano. Assinou contrato por duas campanhas, para faturar US$ 15,2 milhões (R$ 47,35 milhões), mas ainda não entrou em campo na nova equipe.

Como Ezeli enfrentava dificuldade para lidar com a questão física, os médicos de Portland começaram a buscar tratamentos menos convencionais. Foi assim que a franquia chegou ao procedimento, que será realizado no Colorado.

No entanto, houve um grande período de espera até a cirurgia ser autorizada. Ezeli sofreu para encontrar um doador, sobretudo por causa da altura – o nigeriano tem 2,11m.

A cirurgia de inserção de um excerto de cadáver não é comum, mas há outros episódios de uso do procedimento no esporte. Carson Palmer, do Arizona Cardinals (futebol americano), passou recentemente pela mesma operação. O zagueiro Breno, do São Paulo, também foi submetido a isso. No caso dele, contudo, o resultado não foi bom: em 2016, seis anos depois da primeira intervenção, o defensor precisou retirar o excerto.