Topo

Cavaliers tomam susto, mas abrem playoffs da NBA com vitória sobre Pacers

LeBron James (dir.) foi o cestinha, mas seus 32 pontos quase não foram suficientes - AP Photo/Tony Dejak
LeBron James (dir.) foi o cestinha, mas seus 32 pontos quase não foram suficientes Imagem: AP Photo/Tony Dejak

Do UOL, em São Paulo

15/04/2017 18h34Atualizada em 17/04/2017 10h46

A primeira partida dos playoffs da NBA em 2017 vai para a conta dos Cavaliers, mas com muito sofrimento. O atual campeão repetiu os erros e acertos da temporada regular para vencer o Indiana Pacers, por 109 a 108 neste sábado (15), em Cleveland (EUA). LeBron James e companhia controlaram o placar por muito tempo, mas precisaram de um erro adversário no último segundo para abrir 1 a 0 na rodada de estreia da pós-temporada.

LeBron James foi o cestinha com 32 pontos e 13 assistências. Ele não perde um jogo de primeira rodada dos playoffs desde 2012; de lá para cá, só varridas. Kirye Irving (23 pts, 6 ast) e Kevin Love (17 pts, 4 reb) também tiveram destaque. Do lado dos Pacers, Paul George fez 29 pontos, pegou cinco rebotes e deu sete assistências. O segundo jogo da série será nesta segunda-feira, às 20 horas (de Brasília), novamente em Cleveland.

Os times arremessaram bem do perímetro e duelaram nas bolas de três (foram 11 para cada equipe). Cleveland passou a liderar ainda no primeiro quarto e a partir daí fez a vantagem crescer aos poucos; mesmo sem ter pleno domínio, foi ao intervalo com sete pontos de frente (66 a 59). No melhor lance da metade inicial, LeBron James finalizou linda ponte aérea de Kyrie Irving (assista abaixo).

Após o intervalo, os Pacers voltaram melhor para a quadra. Encurtaram a diferença e endureceram a defesa, mas ficaram dois minutos e meio sem pontuar e acabaram voltando à estaca zero no final do terceiro quarto. Foi justamente neste trecho do jogo que os Cavaliers deslancharam e aumentaram para 12 a vantagem. Quando LeBron James cravou enterrada e levantou a torcida, todo o mundo achava que o jogo estava decidido na Quick Loans Arena (confira abaixo).

Mas o atual campeão pisou no freio e deixou os Pacers reagirem de novo. O início do último quarto foi todo dos visitantes, que acertaram tudo e mudaram completamente o duelo que parecia perdido. De repente, uma bola de três pontos de Jeff Teague (a 10ª da equipe no jogo) colocou os Pacers na frente pela primeira vez em mais de meia hora. A liderança mudou de mãos em seguida, a apreensão tomou conta dos torcedores dos Cavs. Na última bola, com 10.6s no relógio, os Pacers não conseguiram dar a bola a Paul George, e CJ Miles arremessou com pressa, no aro.

Bucks batem Raptors em Toronto; Spurs saem na frente

Mais duas partidas abriram a primeira rodada dos playoffs da NBA. Com grande atuação da sensação grega Giannis Antetokoumpo (28 pontos), o Milwaukee Bucks derrotou o Toronto Raptors por 97 a 83, fora de casa, e abriu vantagem no confronto pela Conferência Leste.

Além do nível altíssimo apresentado pelo grego, os Bucks também contaram com a péssima atuação de Kyle Lowry como um fator de desequilíbrio. O camisa 7 da franquia canadense terminou o confronto com apenas 18,2% dos arremessos de quadra e colaborou com apenas 4 pontos.

Também na noite deste sábado, depois de um início complicado, o San Antonio Spurs venceu com tranquilidade o Memphis Grizzlies, em casa, por 111 a 82 e também fez 1 a 0, no confronto responsável por abrir a pós-temporada da Conferência Oeste.

Os Grizzlies chegaram a abrir 22 a 9 no primeiro período, mas não sustentaram o conforto na diferença. Ainda no primeiro período, os Spurs diminuíram a desvantagem para cinco e assumiram o controle da partida; a liderança veio antes mesmo do intervalo.

O grande personagem da vitória texana foi Kawhi Leonard, cestinha da partida com 32 pontos ao lado do pivô espanhol Marc Gasol, dos Grizzlies. Kawhi encerrou o duelo com o alto aproveitamento de 78,6% dos arremessos de quadra – 11 em 14 tentados durante a partida.