Topo

Jogador que se machucou após tênis rasgar ganhou 45kg em dois anos

Zion Williamson é uma das principais promessas do basquete universitário - Andy Lyons/Getty Images/AFP
Zion Williamson é uma das principais promessas do basquete universitário Imagem: Andy Lyons/Getty Images/AFP

Gustavo Setti

Do UOL, em São Paulo

22/02/2019 11h00

Cotado como a primeira escolha do draft da NBA deste ano, Zion Williamson ganhou os holofotes nesta semana após se lesionar depois que seu tênis da Nike rasgou durante a partida entre Duke e North Carolina, pelo basquete universitário. A notícia ganhou ainda mais repercussão por ser tratar de uma das maiores promessas do esporte nos últimos anos. E pensar que o agora "gigante" jogador era muito menor pouco tempo atrás.

Aos 18 anos, ele tem 2,04m de altura e pesa 130kg. Porém, há dois anos, era "pequeno", como o próprio revelou em entrevista à GQ. Zion contou que ganhou 45kg nos dois primeiros anos do Ensino Médio, que nos EUA tem duração de quatro anos.

"Quando calouro, eu era pequeno. Eu tinha 1,90m e 80kg. Ao longo de cerca de dois anos, ganhei quase 45kg. Eu não olhava para mim mesmo e pensava: 'Uau, eu tenho 113 kg!' Eu não sabia que eu tinha 113 kg até pisar na balança, e então eu fiquei tipo 'Oh. Eu tenho 113? Não sinto 113. Não me sinto devagar'", disse.

Zion Williamson  -  Lance King/Getty Images -  Lance King/Getty Images
Zion Williamson, em foto de 2016
Imagem: Lance King/Getty Images

"Com todo esse peso, veio mais atletismo e me vi capaz de fazer coisas novas. Quanto mais peso aparecia, isso não me incomodava. Isso me fez mais rápido, mais forte. Isso me ajudou a me tornar um jogador mais versátil", explicou.

Depois de ganhar visibilidade nacional na Spartanburg Day School, Zion foi para Duke e virou a grande estrela do time logo em seu primeiro ano. Agora, a expectativa é grande para saber se ele vai se declarar para o Draft de 2019, em junho. Se isso acontecer, já pinta como principal favorito a ser a primeira escolha.

Nos EUA, Zion é apontado como o jogador universitário mais empolgante desde Michael Jordan, inclusive por Scottie Pippen, ex-companheiro de Jordan no Chicago Bulls. Vale lembrar que nomes como Kobe Bryant e LeBron James foram direto do Ensino Médio para a NBA.

Porém, em meio a toda empolgação, agora também existe a preocupação com a lesão sofrida após o tênis rasgar. Zion teve uma entorse do joelho direito de grau 1 e será acompanhado dia após dia antes de ser estipulado o prazo de retorno às quadras.