Magic Johnson completa 60 anos 28 depois de anunciar que tinha HIV
Considerado por muitos um dos maiores jogadores da história da NBA, Magic Johnson completa hoje (14) 60 anos de idade. O ídolo do Los Angeles Lakers revelou, em coletiva de imprensa no dia 24 de outubro de 1991, que havia testado positivo para HIV (vírus da imunodeficiência humana, causador da AIDS).
Na mesma coletiva, ele também anunciou a sua aposentadoria, mesmo estando no seu auge no basquete. O ex-armador, campeão da NBA em 1980, 1982, 1985, 1987 e 1988, havia terminado a temporada 1990/1991 com médias de 19,4 pontos, 12,5 assistências e sete rebotes em 27,1 minutos por exibição.
No entanto, ele foi convocado para os Jogos Olímpicos de 1992, em Barcelona, e fez parte da história seleção americana que que ficou conhecida como Dream Team. Problemas no joelho impediram o jogador de ter uma minutagem considerável na competição, mas sua presença serviu como inspiração para portadores da doença.
Ainda em Barcelona, Earvin "Magic" Johnson Jr. enfrentou a seleção brasileira de basquete, então liderada por Oscar Schimdt. Na fase de grupos, o Brasil foi derrotado pela equipe americana por 127 a 83.
Apesar do revés, o Brasil foi à fase final, mas acabou derrotada nas quartas para a Lituânia por 114 a 96. Enquanto a seleção sul-americana ficou na quinta posição, o time dos sonhos conquistou a medalha de ouro sem perder um jogo sequer.
Johnson se aposentou definitivamente das quadras em 1996. Antes, em 1992, Magic teve a camisa de número 32 aposentada pelos Lakers. E em 2004, ganhou uma estátua no ginásio Staples Center, onde a franquia de Los Angeles manda seus jogos, pelos serviços prestados.
Na última temporada, o ex-armador trabalhou como dirigente dos Lakers. Porém, em abril deste ano, Magic entregou seu cargo depois de ser acusado de aliciar jogadores de outras franquias.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.