Morre Gerson, recordista em jogos pela seleção brasileira de basquete
A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) confirmou, na manhã de hoje, a morte do ex-jogador Gerson Victalino, de 60 anos. Campeão do Pan de Indianápolis em 1987, ele é recordista em partidas com a seleção brasileira.
Gerson foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) em novembro do ano passado. Trata-se de uma doença degenerativa que causa paralisia motora progressiva irreversível.
"Nosso eterno agradecimento e pêsames por sua partida", publicou o perfil oficial da CBB.
Gersão, como era conhecido, começou sua carreira no basquete em 1979. Dois anos depois já defendia a seleção brasileira. Na longa carreira na seleção, ele disputou três edições dos Jogos Olímpicos, duas edições do Mundial e três dos Jogos Pan-Americanos, conquistando medalha de ouro em 1987.
Não há uma contagem oficial de jogos pela seleção, pois não havia um controle rígido sobre isso no passado. Entre Pan, Olimpíadas e Mundiais, o ex-pivô disputou 63 partidas e é reconhecido como recordista em participações.
Gerson já havia sido homenageado pela CBB dando nome a uma das conferências do Campeonato Brasileiro. "Me senti lisonjeado com esta homenagem. Ser escolhido dentre tantos nomes que fizeram e fazem história no nosso basquete", disse na ocasião.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.