Jogador da NBA vê diferença de tratamento da polícia em protestos nos EUA
Jaylen Brown, jogador do Boston Celtics, da NBA (liga de basquete dos Estados Unidos), afirmou que existem "duas Américas diferentes" ao falar sobre a invasão de apoiadores do presidente Donald Trump ao Capitólio, nome dado ao Congresso dos EUA. Segundo o atleta, o tratamento da polícia no protesto de ontem não foi o mesmo apresentado nas manifestações do movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam) no ano passado.
"Isso me lembra o que o Dr. Martin Luther King disse, que existem duas Américas diferentes divididas. Em uma América, você morre dormindo no carro, vendendo cigarros ou brincando no quintal. E então, em outra América, você consegue invadir o Capitólio e sem gás lacrimogêneo, sem prisões em massa, nada disso", disse Brown.
"Então, eu acho que é óbvio: é 2021. Não acho que qualquer coisa mudou. Ainda queremos reconhecer isso. Ainda queremos pressionar para a mudança que estamos procurando. Mas, até agora, não vimos isso. Queremos continuar a manter as conversas vivas e fazer a nossa parte."
Ontem, manifestantes que apoiam Trump invadiram o Congresso americano, que realizava uma sessão para certificar a vitória do presidente eleito Joe Biden. As portas do Congresso foram trancadas, um alerta de emergência acionado e a sessão foi interrompida.
Segundo a polícia de Washington, quatro pessoas morreram durante a invasão ao Capitólio. A informação dada pelo chefe de polícia Robert Contee confirma que entre os mortos estão uma mulher que foi baleada. A polícia não soube detalhar as circunstâncias do tiroteio e quem disparou o tiro.
Outras três pessoas, sendo dois homens e uma mulher, morreram em "emergências médicas" nos arredores do Capitólio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.