Topo

Bastão ilegal põe ídolo do beisebol em xeque

04/06/2003 21h23

Agência Folha
Em São Paulo

Um acidente de trabalho, terça-feira à noite, colocou em xeque a honestidade do dominicano Sammy Sosa, 34, rebatedor do Chicago Cubs e um dos maiores ídolos do beisebol americano.

Ao acertar uma bola no início do jogo contra o Tampa Bay Devil Rays, o bastão de Sosa rachou, revelando uma grave irregularidade: estava recheado com cortiça.

Pelas regras do esporte, o bastão deve ser de madeira maciça. Usados em treinamentos, os bastões com cortiça são mais leves e bem mais fáceis de serem manejados.

Sosa foi eliminado do jogo e agora deverá ser suspenso pela liga americana, que confiscou seus outros bastões para análise.

"Eu usava aquele bastão nos treinos e, por um engano, o levei para o jogo", disse o dominicano.

Nos últimos anos, outros jogadores foram pegos com bastões de cortiça. Nenhum deles, porém, tinha a notoriedade de Sosa.

O atleta do Chicago ganhou fama em 98 ao disputar com Mark McGwire o recorde de "home runs" (rebatida para fora do campo) numa temporada. Ambos bateram a marca, mas Mcgwire ficou na frente, por 70 a 66. Sosa é o 17º maior rebatedor da história da liga, com 505 home runs.