Topo

Seletiva definirá brasileiros que disputarão Copa do Mundo e Pré-Olímpico

29/08/2003 12h28

Da Redação
Em São Paulo

Neste final de semana, a Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol realizará em Ibiúna uma seletiva para definir o grupo de atletas que defenderão a seleção brasileira adulta na Copa do Mundo de Beisebol, em Cuba, de 12 a 25 de outubro, e no Pré-olímpico, no Panamá, de 31 de outubro a 10 de novembro.

Foram convocados 52 jogadores, cuja maioria defende equipes dos estados de São Paulo e Paraná. Mas há alguns atletas que atuam no exterior, como Henrique Tamaki, arremessador do Hiroshima Carps, uma das principais equipes da Liga Japonesa Profissional.

Os atletas serão submetidos a testes físicos e técnicos, como de arremesso, rebatida e posicionamento em campo, e estarão sendo atentamente observados pelo técnico da seleção brasileira, Mitsuyoshi Sato, e por seus assistentes técnicos, Pedro Omar Carrero Moreno, Kazuo Muraoka, Jorge Luis Valdes e Ricardo Iguchi.

Para o presidente da Confederação, Jorge Otsuka, a expectativa não é apenas por bons resultados nessas competições, mas também possibilitar aos beisebolistas brasileiros adquirirem experiência e mostrarem-se para olheiros de times profissionais do Japão e Estados Unidos.

"A Copa do Mundo e o Pré-Olímpico são duas competições de altíssimo nível técnico. Estamos cientes das dificuldades que encontraremos nos confrontos contra seleções como Cuba, Estados Unidos, Japão e Austrália na Copa do Mundo", afirmou o dirigente.

Sobre as duas vagas para as Olimpíadas de Atenas que estarão em disputa no Pré-Olímpico, Otsuka é realista. "Se não ocorrer nenhuma zebra, as vagas são de Cuba e EUA. Mas o Pré-Olímpico reunirá olheiros de times japoneses e americanos e será uma oportunidade única de um atleta brasileiro alcançar o sonho do profissionalismo", explicou.