Topo

Brasil vence a China e se classifica para a segunda fase do Mundial

20/10/2003 18h39

Da Redação
Em São Paulo

A seleção brasileira masculina de beisebol garantiu nesta segunda-feira uma vaga na segunda fase do Campeonato Mundial da modalidade, que está sendo disputado em Cuba. A equipe bateu a China por 4 a 0 e garantiu o quarto lugar do grupo B da competição.

A vitória foi construída basicamente no quarto inning, com um home-run de Norberto Rocha que garantiu dois pontos para a equipe. Além disso, o Brasil somou mais um ponto neste inning e um outro na última entrada para consolidar o resultado.

Agora, a seleção brasileira espera o seu adversário para a partida das quartas-de-final, marcada para esta quarta-feira. O rival será o vencedor do confronto entre Cuba e Nicarágua, que encerram a primeira fase na noite desta segunda.

A inédita classificação para a segunda fase do Mundial faz com que o Brasil alcance a sua melhor colocação na história do torneio. O país já está entre os oito melhores colocados. Na outra única vez que disputou o Mundial, em 1972, na Nicarágua, o Brasil ficou em 12º lugar.

Para conseguir a marca inédita, a seleção venceu quatro jogos na primeira fase. Além da China, caíram México (5 a 3), Holanda (2 a 1) e França (7 a 4). O time perdeu apenas para Panamá (11 a 6) e as potências Japão (8 a 2) e Estados Unidos (7 a 1).

Assim, o Brasil termina a primeira fase com quatro vitórias e três derrotas. A outra equipe que disputava a última vaga era a Holanda. Mas a seleção européia (que até o início da rodada tinha três vitórias e três derrotas) precisava contar com um tropeço do Brasil, além de vencer os Estados Unidos.

A vitória brasileira, entretanto, acabou com qualquer chance da Holanda, pois mesmo que vencesse os norte-americanos (por causa da chuva, o jogo foi interrompido no quarto inning quando a Holanda vencia por 2 a 0) igualariam a campanha do Brasil e seriam eliminados no critério de desempate (confronto direto).