Topo

Após boa campanha no Mundial, Brasil busca vaga em Atenas-2004

28/10/2003 11h54

Da Redação
Em São Paulo

Depois da histórica campanha na Copa do Mundo, disputada em Cuba e na qual conquistou a inédita sétima colocação, a seleção brasileira de beisebol não terá tempo para descansar e já partirá para outro desafio, mais difícil: o Torneio Pré-Olímpico da modalidade, que será realizado no Panamá, de 30 de outubro a 10 de novembro.

O Brasil está no grupo B, junto do anfitrião Panamá, Estados Unidos, Colômbia e Nicarágua. Já o grupo A será formado por Cuba, México, Canadá, Porto Rico e Bahamas. Na primeira fase da competição, as seleções se enfrentarão em turno único dentro de seus grupos e os quatro melhores classificados de cada grupo passarão para a fase final, que será disputada em forma de playoffs ("mata-mata").

As vitórias sobre México, Holanda, França, China e Coréia do Sul, e a partida equilibradíssima contra a campeã Cuba na Copa do Mundo, agora em outubro, qualificaram a seleção brasileira como uma das que mais desenvolveu seu beisebol nos últimos anos.

"Agora as outras equipes estão vendo a seleção brasileira com outros olhos, com mais atenção. Eles sabem que não somos mais uma equipe fraca. E mesmo nas derrotas contra equipes consideradas potências do beisebol não vendemos barato, lutamos entrada a entrada e as partidas foram decididas só no final", analisa Carlos Suguimoto, diretor-técnico da Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol, referindo-se claramente à partida contra Cuba, válida pela Copa do Mundo, na qual o Brasil vencia até a última entrada até os cubanos virarem e vencerem por 4 a 3.

Os adversários

Na primeira fase, o Brasil enfrentará, na ordem, as seleções do Panamá, Estados Unidos, Colômbia e Nicarágua. Como classificam quatro das cinco equipes de cada grupo, basta uma vitória para a seleção brasileira carimbar sua passagem para o playoff final da competição.

"Entre essas equipes, a Colômbia é a mais fraca, então é nossa obrigação derrotá-la se queremos passar para a fase final do Pré-Olímpico", explica Jorge Otsuka, presidente da Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol.

Para as outras partidas, o dirigente brasileiro prevê muitas dificuldades. "A maior parte das seleções que disputaram a Copa do Mundo, em Cuba, irão para o Panamá com elencos bem modificados, incluindo neles seus atletas que jogam nas ligas profissionais. Tal reforço confirma mais ainda o favoritismo de Estados Unidos, Cuba, Panamá, Canadá e Porto Rico na briga pelas duas vagas para as Olimpíadas de Atenas que a América tem direito", afirma.

A seleção brasileira estreará no Pré-Olímpico na próxima sexta-feira, às 23h, em partida contra o Panamá.