Topo

Aos 47 anos, Holyfield luta em Uganda contra outro "quarentão"

Do UOL Esporte

Em São Paulo

24/11/2009 13h01

Com 47 anos de idade, Evander Holyfield ainda não se deu por vencido pela idade. O norte-americano, ex-campeão dos pesos pesados, anunciou que voltará ao ringue, em busca de mais um cinturão mundial. O detalhe é que ele será a estrela de uma programação em Uganda, na África.

Holyfield subirá no ringue no dia 16 de janeiro contra outro “quarentão”, o sul-africano Francois Botha, de 41 anos. O duelo será realizado no Nelson Mandela Memorial Stadium, com a expectativa de que se chegue ao numero de 80 mil espectadores – o que lembra o célebre confronto entre George Foreman e Muhammad Ali feito no antigo Zaire, em 1974, também na África.

O norte-americano chega ao combate com um cartel de 42 vitórias, dez derrotas e dois empates. Sua forma, no entanto, já foi comprovada, na última vez que subiu ao ringue, em dezembro de 2008. Ele foi derrotado em decisão polêmica por pontos contra Nikolay Valuev, gigante que detinha o cinturão dos pesados pela AMB.

Já Botha tem um cartel de 47 vitórias quatro derrotas e três empates. Ele lutou três vezes nesta temporada, com dois triunfos e um empate. O sul-africano já lutou pelo título dos pesados, mas não teve sucesso em suas oportunidades, enfrentando nomes como Wladimir Klitschko e Lennox Lewis.

O duelo em Uganda valerá o cinturão da Federação Mundial de Boxe de Botha, entidade que não está entre as quatro grandes do pugilismo mundial - o título já foi do brasileiro Maguila. Holyfield segue em busca de se tornar o campeão mais velho dos pesos pesados e espera que uma vitória contra Botha o leve a outro duelo por titulo.