Topo

Klitschko revela ter acordo verbal com Haye; família pode dominar os pesados

Das agências internacionais

Em Kiev (UCR)

15/12/2009 11h56

O campeão dos pesos pesados do Conselho Mundial de Boxe Vitali Klitschko afirmou nesta terça-feira que já tem um acordo verbal para enfrentar em 2010 o britânico David Haye. A luta entre eles seria histórica, já que uma unificação com o título da Associação Mundial de Boxe que hoje está com Haye deixaria a família Klitschko reinando sozinha nos pesados.

CANDIDATO A PREFEITO PELA 3ª VEZ

  • Além de ser campeão mundial de boxe entre os pesos pesados, Vitali Klitschko sempre manteve um pé na política. Segundo a imprensa alemã, ele decidiu que tentará mais uma vez ser prefeito de Kiev, capital da Ucrânia, em 2012.

    O lutador, detentor do cinturão do Conselho Mundial de Boxe, tentará aos 38 anos sua terceira candidatura para as eleições municipais de Kiev.

Até aqui, os Klitschko tem um cinturão com Vitali e dois com o caçula Wladimir (Federação Internacional e Organização Mundial de Boxe). Sendo assim, apenas o quarto dos mais importantes títulos tem outro dono, que é Haye. O britânico bateu em novembro o gigante russo Nikolay Valuev, de 2,13 m, para ficar com cinturão.

“Um acordo preliminar já foi atingido”, afirmou Vitali, de 38 anos, ao jornal ucraniano Fakty. “Em um futuro próximo, eu planejo lutar contra Haye e tomar o seu título.”

Vitali chegou a 39 vitórias e apenas duas derrotas no último sábado, com mais uma defesa de seu cinturão. Em um combate frio, com poucas emoções, ele derrotou o então invicto norte-americano Kevin Johnson por pontos, na Suíça.

Haye também já falou favoravelmente quanto a um embate contra Vitali e chegou a dizer que espera nocautear os dois irmãos Klitschko em 2010.

No entanto, o britânico tem um combate certo - mas ainda sem data definida. Ele terá obrigatoriamente de defender seu ciunturão contra o norte-americano John Ruiz antes de enfrentar outros lutadores. Ruiz foi campeão dos pesados no começo da década e lutou contra estrelas como Evander Holyfield. No entanto, soma três derrotas nas suas últimas seis lutas.