Topo

Pugilista tem irmã encontrada no Haiti, mas lamenta a destruição

Do UOL Esporte

Em São Paulo

15/01/2010 08h18

O terremoto no Haiti teve repercussão no mundo todo, mas principalmente entre as pessoas que tem parentes e conhecidos no país centro-americano. É o caso do pugilista Andre Berto, norte-americano de origem haitiana. Na noite de quarta-feira, ele ganhou um motivo para comemorar, já que uma de suas irmãs foi encontrada.

“Boas notícias. Minha irmã mais velha foi encontrada hoje, junto com sua filha”, postou em seu Twitter o pugilista. O microblog tem sido um canal usado por ele para passar informações e oferecer e receber ajuda na causa. Campeão mundial dos meio-médios, Berto chegou a lutar pelo Haiti nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004.

Apesar da felicidade da notícia, Berto ainda tem o que lamentar. “Sua casa foi destruída e muitos familiares ainda estão desaparecidos”, contou ele, sobre a irmã e os parentes. Berto já havia afirmado anteriormente que teve familiares mortos na tragédia e outros seguem sem terem sido encontrados.

Estima-se que o terremoto no Haiti matou mais de 100 mil pessoas. Além disso, o número de desabrigados é grande, agravado pela falta de recursos de alimentação e médicos.

“Meu coração ainda sangra quando ouço o choro do meu povo do Haiti, toda vez que fecho meus olhos. Que Deus esteja conosco”, completou Berto, que ainda postou um vídeo de sua última viagem para o Haiti. Ele foi para o país em março de 2009, quando teve contato com a população, que também sofre com uma guerra civil.