Topo

Após tragédia no Haiti, pugilista desiste de luta e "cede" rival a Mayweather

Do UOL Esporte

Em São Paulo

20/01/2010 09h32

Entre os esportistas prejudicados pelo terremoto no Haiti, um dos mais atingidos pela tragédia foi Andre Berto. Nascido nos Estados Unidos, mas representante do país nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, ele anunciou que não participará do combate contra Shane Mosley marcado para 30 de janeiro. Com isso, cancelou a primeira grande luta da temporada e deixou abertas as portas para que Mosley seja o novo rival do astro Floyd Mayweather Jr..

Berto perdeu parentes no terremoto que atingiu o país centro-americano. Foram oito mortos, mas a boa notícia de que a irmã e a sobrinha sobreviveram. Ele foi o primeiro pugilista da história do Haiti a disputar os Jogos Olímpicos no país e, desde a catástrofe, tem intensificado os trabalhos para ajudar os atingidos com a sua instituição, pela qual já visitou o país.

Berto é o atual campeão dos meio-médios pelo Conselho Mundial de Boxe. Em 25 lutas como profissional, nunca perdeu e tem a boa marca de 19 nocautes. O combate contra Mosley, ex-campeão em três divisões, tinha tudo para ser um divisor de águas, por ser seu melhor adversário até o momento.

“Minha maior luta agora é no Haiti. Perdi familiares e agora estou concentrado na minha família e no povo haitiano”, disse o pugilista, em comunicado oficial. Ele tem postado diversas mensagens no twitter para atualizar seus seguidores do trabalho que fará no país.

No boxe, o desenrolar deste cancelamento pode gerar um combate de ainda maior expressão. Segundo a ESPN.com, Mosley é cotado para enfrentar o também norte-americano Floyd Mayweather Jr., ainda sem rival após cancelar seu combate com Manny Pacquiao.

Ambos os pugilistas são empresariados pela Golden Boy Promotions, empresa de Oscar de la Hoya. A princípio, Mayweather deve lutar em 13 de março em Las Vegas. As novas negociações, no entanto, podem fazer com que ele passe o combate para 1 de maio, o que acabaria com a polêmica com o rival filipino, já que Pacquiao também lutará em 13 de março, em Dallas.