Topo

Pacquiao bate ganês e mantém cinturão no estádio dos Cowboys, diante de 50 mil

Público de 51 mil pessoas assistiu à vitória de Manny Pacquiao no Cowboys Stadium - Eric Gay/AP
Público de 51 mil pessoas assistiu à vitória de Manny Pacquiao no Cowboys Stadium Imagem: Eric Gay/AP

Do UOL Esporte*

Em São Paulo

14/03/2010 07h47

O filipino Manny Pacquiao manteve sua série de vitórias na madrugada deste domingo e segue como campeão mundial dos meio-médios pela Organização Mundial de Boxe. Tendo como palco o estádio do Dallas Cowboys, nos Estados Unidos, ele entrou no ringue como grande favorito para vencer o ganês Joshua Clottey, ex-campeão do mundo, e foi o que fez, dominando o combate.

Com um público de 50.994 pessoas, o maior número em eventos de boxe nos EUA em 17 anos, ele passou pelo rival sem dar espetáculo. Pacquiao ficou com o triunfo em decisão por pontos, após a disputa dos 12 rounds. Os jurados foram unânimes na decisão.

Considerado o melhor pugilista da atualidade, o filipino lutaria com o norte-americano Floyd Mayweather Jr., no duelo mais esperado dos últimos anos. No entanto, as equipes de ambos não se entenderam na mesa de negociações - principalmente sobre as regras para testes antidoping - e a luta não saiu do papel.

Com isso, sobrou a Pacquiao enfrentar Clottey, que chegou a ser campeão dos meio-médios, mas que foi à luta desacreditado sobre suas chances de bater a estrela. Agora, o filipino tem 51 vitórias, três derrotas e um empate em seu cartel profissional, vindo de uma série de triunfos contra nomes como De la Hoya, Coto e Hatton. Nestas lutas, no entanto, ele nocauteou os rivais, ao contrário do combate contra o ganês.

“Ele foi um oponente muito duro”, disse Pacquiao, que não escondeu o seu objetivo, que é o de concretizar o duelo com Mayweather. “Eu quero esta luta, o mundo todo quer. Mas está nas mãos dele”. O norte-americano vai lutar no dia 1 de maio contra Shane Mosley e só depois deste combate as equipes de ambos devem voltar a negociar.

SOTO FATURA 3º TÍTULO

O mexicano Humberto Soto conquistou seu terceiro título mundial ao vencer o norte-americano David Diaz. Ele ficou com o título dos leves do Conselho Mundial (CMB) após derrubar por duas vezes seu adversário. Soto subiu de peso após ser campeão como superpena e mostrou força na nova categoria, já que Diaz já deteve o mesmo cinturão. Apesar de colocar o rival na lona duas vezes, Soto ficou com triunfo por pontos, após 12 assaltos.

Além do resultado em si, o destaque da noite foi o novo estádio do Dallas Cowboys como palco de boxe pela primeira vez. O local pode virar uma opção aos cassinos de Las Vegas ou o Madison Square Garden, de Nova York, até pela possibilidade de receber público mais numeroso.

O estádio do time de futebol americano recebeu o maior público do boxe desde a luta entre Julio César Chávez e Pernell Whitaker, em 1993. Além de esgotar os 45 mil ingressos, os promotores adicionaram mais uma carga de cinco mil entradas para a luta.

“Há 14 anos, Pacquiao estava dormindo na rua nas Filipinas e esta noite colocou 51 mil pessoas em um estádio de Dallas”, festejou o empresário Bob Arum. “Esta é uma das histórias mais incríveis não só no boxe, mas em todo o esporte.”

Durante o combate, Pacquiao dominou seu rival e não sofreu ameaças. O filipino lançou o triplo de golpes que o rival. Ele acertou 246 de 1.231 tentados, contra apenas 108 de 399 tentados por Clottey, que mostrou excessivo respeito.

Mesmo no round final, quando precisava buscar um nocaute para alterar o resultado que estava se concretizando por pontos, o desafiante não conseguiu se impor e conheceu sua quarta derrota na carreira, em 50 lutas.

*Das agências internacionais