Topo

Klitschkos "tiram na moeda" para saber quem pega Haye e completa hegemonia

Das agências internacionais

Em Kiev (UCR)

23/03/2010 11h17

Vitali e Wladimir Klitschko dominam os pesos pesados do boxe, mas ainda estão a uma vitória da hegemonia da categoria. Detentores de três dos quatro cinturões respeitados na modalidade, eles vislumbram um duelo contra o britânico David Haye para que a família ucraniana reine sozinha.

Haye é campeão da Associação Mundial de Boxe e está na mira dos irmãos. Como só um deles pode enfrentar o britânico, o mais velho Vitali cogita até “tirar na moeda” para decidir quem entrará no ringue.

Segundo Vitali, campeão pelo Conselho Mundial de Boxe, tanto ele quanto o caçula estão “muito nervosos” com o adversário. A fúria começou quando Haye foi a uma coletiva de imprensa com uma camiseta em que os Klitschko apareciam decapitados.

Apesar do falatório de Vitali, as negociações devem ser longas para definir uma luta entre Haye e um dos ucranianos, até pelas habituais dificuldades de se acertar a divisão dos ganhos da luta.

O próprio britânico já disse que seu objetivo maior no momento é conseguir um duelo unificatório contra os ucranianos. Antes, no entanto, ele enfrenta John Ruiz, dos Estados Unidos, no dia 3 de abril. Será a primeira defesa de cinturão desde que conquistou o título diante do gigante russo Nikolay Valuev, em 2009.

Entre os irmãos Klitschko, Wladimir vem de uma vitória no último fim de semana. Ele nocauteou o norte-americano Eddie Chambers no 12º assalto, na Alemanha, e manteve os cinturões da Federação Internacional e da Organização Mundial de Boxe. Já Vitali entra no ringue em 29 de maio contra o polonês Albert Sosnowski.