Topo

Dez anos antes de ser campeão, Haye invadiu arena para ver Lennox Lewis

Haye se tornou campeão dos pesados em 2009 - Jon Super/AP
Haye se tornou campeão dos pesados em 2009 Imagem: Jon Super/AP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

31/03/2010 10h13

Uma década antes de se tornar campeão mundial dos pesos pesados, a categoria mais tradicional do boxe, o britânico David Haye não passava de um fã com um sonho. Hoje atração principal aonde vai, ele contou ao jornal The Sun sua aventura aos 19 anos para acompanhar o ídolo.

Neste sábado, Haye entra no ringue para sua primeira defesa de cinturão, contra o ex-campeão mundial John Ruiz, dos Estados Unidos. As coisas, no entanto, eram diferentes nos seus tempos de adolescente, ainda em busca do sonho de lutas suntuosas e bolsas milionárias.

“Um de meus amigos conseguiu comprar um ingresso. Ele entrou e foi abrir uma saída de emergência para nós invadirmos, apesar de um segurança ter tentado nos parar”, relatou o lutador, ex-campeão dos cruzadores e, agora nos pesos pesados, mantendo um cartel de 23 vitórias e apenas um revés.

“Nós saímos correndo e nos misturamos no meio da multidão. Eu fui indo para a frente e acabei assistindo de um local em que o ingresso valia 500 libras”, relembra ele, sobre a traquinagem. “Estávamos ao lado quando Lennox estava chegando ao ringue. Ele é um ídolo para mim. Ver ele despachar Frans Botha foi brilhante.”

Haye admite que, mesmo já sonhando com o sucesso, não imaginava onde chegaria. “Nem em um milhão de anos eu imaginaria que iria defender meu cinturão, sendo o próximo britânico a fazer isso desde Lennox. Estou orgulhoso”, concluiu.

Daivd Haye se tornou campeão dos pesos pesados da Associação Mundial de Boxe no fim de 2009, quando derrotou por pontos o gigante russo Nikolay Valuev.