Topo

'Novo Pacquiao', Khan bate Malignaggi e mantém título em estreia nos EUA

Khan comemora vitória em que manteve cinturão mundial dos meio-médios ligeiros - Bill Kostroun/AP
Khan comemora vitória em que manteve cinturão mundial dos meio-médios ligeiros Imagem: Bill Kostroun/AP

Das agências internacionais

Em Nova York (EUA)

16/05/2010 08h33

Chamado por parte da imprensa de “novo Pacquiao”, Amir Khan conseguiu mais uma vitória e manteve seu cinturão dos meio-médios ligeiros da Associação Mundial de Boxe neste sábado. Em sua estreia nos Estados Unidos, lutando no Madison Square Garden, em Nova York, o inglês de origem paquistanesa venceu por nocaute o ex-campeão Paulie Malignaggi.

Com apenas 23 anos, Khan fez sua segunda defesa de cinturão, conquistado em julho de 2009. Com isso, chega a cinco vitórias seguidas, deixando para trás a única derrota na carreira, há quase dois anos.

Khan é comparado com Pacquiao por suas características no ringue - forte e veloz - e também pelo fato de ser pupilo de Freddie Roach, técnico do filipino, recordista com sete títulos mundiais em sete categorias do boxe.

Paulie Malignaggi, por sua vez, chegou a ser campeão, mas vem em fase irregular. O norte-americano sofreu três derrotas em cinco lutas, levando-se em conta este combate. Contra Khan, não teve chances e foi minado por socos no rosto durante toda a luta, até o nocaute.

O campeão britânico conseguiu machucar o rival, que apresentou um inchaço grande no olho esquerdo e outras marcas no rosto. No décimo round, o médico responsável teve de ser chamado para avaliar o lutador, mas o combate seguiu até que Khan encurralou o adversário nas cordas e o árbitro encerrou a luta em nocaute técnico.

“Eu tive que o minar lentamente. Essa foi a estratégia. Soube que ele estava com problemas no nono assalto”, analisou Khan, comemorando a defesa do cinturão. “Eu tenho velocidade e força. Isso me ajudou.”