Topo

Tyson visita reality show de MMA e tece elogios às lutas do UFC

Do UOL Esporte

Em São Paulo*

29/09/2010 13h30

Astro máximo do boxe entre o fim da década de 1980 e a de 1990, Mike Tyson foi um gênio dos nocautes. Como amante não só do pugilismo, mas de lutas em geral, o norte-americano teceu elogios ao MMA, aproximando-se inclusive do popularmente chamado vale-tudo. Ele aparecerá em um reality show da modalidade, nesta quarta-feira.

Tyson fará uma participação especial em episódio do reality show “The Ultimate Fighter”, programa que coloca no octógono lutadores de MMA em uma competição. O ex-campeão dos pesos pesados observou os treinos usados para combates no UFC e conversou com os técnicos Georges St. Pierre e Josh Koscheck.

“Eu fui apenas para apreciar, foi muito legal”, afirmou Mike Tyson, após a gravação. “Eles se juntam e trabalham as coisas juntos, é ótimo ver quando dura é a preparação. O MMA é fantástico.”

Tyson é um fã de longa data do vale-tudo, sendo inclusive amigo próximo do presidente do UFC, Dana White. Ainda assim, ele garante que não pensa em voltar a atuar com as luvas - em vez disso, tem feito aparições no cinema e na televisão.

O ex-lutador comentou a estreia do pugilista James Toney no UFC, a primeira grande estrela do boxe no evento. O ex-campeão mundial em três categorias foi humilhado por Randy Couture.

“Toney foi péssimo. Ele parecia lento, não um atleta preparado para lutar. Ele não respeitou Randy e a luta foi ridícula”, analisou ele, que ainda acredita que um pugilista bem preparado poderia vencer um lutador de vale-tudo. “Sei 100% que um pugilista poderia ganhar. Se ele aprender a agarrar, aprender o wrestling, pode ser ótimo.”

Mike Tyson se aposentou dos ringues após a derrota de 2005 para Kevin McBride, a terceira em quatro combates. O norte-americano se retirou dos ringues com um cartel de 50 vitórias, sendo 44 por nocaute, e seis derrotas.

*Com agências internacionais