Topo

Myke Tyson e Julio Cesar Chávez são indicados para o Hall da Fama do boxe

Do UOL Esporte

Em São Paulo

05/10/2010 13h13

Duas dos boxeadores mais dominantes nos anos 80 competirão um contra o outro, mas dessa vez fora do ringue. Mike Tyson e Julio César Chávez foram indicados ao Hall da Fama do Boxe e disputarão uma vaga na cerimônia de ingresso que acontecerá em junho de 2011. Além dos dois ex-boxeadores, o australiano Kostya Tszyu também foi incluído na lista.

Os lutadores precisam estar aposentados há pelo menos cinco anos para serem indicados ao Hall da Fama. “Como em qualquer esporte, há anos em que os atletas são mais populares que em outros, mas nós olhamos a cada indicado de forma igual, de acordo com seus feitos no ringue”, afirmou Ed Brophy, diretor executivo da homenagem. “Os candidatos de 2011 são nomes de alto gabarito, o que gera interesse e empolgação nos fãs de boxe”.

Um dos boxeadores mais temidos da história do esporte, Myke Tyson (50-6, 44 nocautes) tinha apenas 20 anos quando derrubou Trevor Berbick para se tornar o mais jovem campeão da historia dos pesos-pesados. Em seu currículo estão vitórias sobre Larry Holmes, em 1988, e sobre o até então invicto Michael Spinks, nocauteado em apenas 91 segundos.

A decadência de Tyson começou após o norte-americano ser surpreendido por Buster Douglas, em 1990, dois anos antes de ir para a prisão condenado por estupro. De volta ao ringue, ainda serie derrotado por Evander Holyfield duas vezes.

Julio César Chavez (107-6-2, 86 nocautes) é apontado por muitos como o melhor lutador da rica história do boxe mexicano. Foi campeão mundial seis vezes por três categorias diferentes durante uma longa carreira, que durou 25 anos.

O embate contra Meldrick Taylor é considerada a mais memorável de sua carreira. O mexicano estava em desvantagem na luta até o início do 12º round, quando derrubou o adversário e viu o juiz interromper a luta a dois segundos do fim, em uma das decisões mais polêmicas da história do boxe. Chávez foi derrotado por Oscar de La Hoya, em 1996.