Topo

Eder Jofre será homenageado pelo São Paulo, seu clube do coração

Eder Jofre, um são-paulino, defendeu as cores do clube por boa parte da carreira - Folhapress
Eder Jofre, um são-paulino, defendeu as cores do clube por boa parte da carreira Imagem: Folhapress

Do UOL Esporte

Em São Paulo

17/11/2010 12h52

Nesta quinta-feira, Eder Jofre completa 50 anos da conquista mais importante do boxe brasileiro, o primeiro título mundial da história do país. A data será de festa, com homenagem pelo São Paulo Futebol Clube, pelo qual o paulistano de 74 anos lutou a maior parte de sua carreira.

O clube anunciou que fará um evento em homenagem ao Galo de Ouro, bicampeão mundial de boxe. Seu primeiro cinturão veio na categoria dos galos, em 18 de novembro de 1960, quando derrotou o mexicano Eloy Sanchez com um nocaute no sexto assalto, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

A homenagem é especial não só pelo fato de Eder ter defendido o clube, mas por conta de o pugilista ter o São Paulo como clube do coração.

O pugilista doou boa parte de seus prêmios e lembranças de conquistas para o São Paulo, que tem em exposição estes materiais, no estádio do Morumbi, palco do evento desta quinta.

Além do título dos galos, Eder Jofre foi campeão dos pesos penas, em 1973. Ele se aposentou três anos depois, após as mortes de seu pai Aristides “Kid” Jofre, que era seu técnico, e do irmão Dogalberto, que o ajudava nos treinos e era um de seus principais parceiros ao lado do ringue.