Topo

Em time mexicano, brasileiro vence na estreia de torneio inovador no boxe amador

Yamaguchi Falcão vence na World Series of Boxing - Divulgação
Yamaguchi Falcão vence na World Series of Boxing Imagem: Divulgação

Do UOL Esporte

Em São Paulo

20/11/2010 08h26

A World Series of Boxing teve início nesta sexta-feira, com vitória do brasileiro Yamaguchi Falcão. O torneio é inovador no boxe amador, na medida que aproxima os pugilistas do pugilismo profissional e, pela primeira vez, oferece bolsas aos atletas.

Yamaguchi compõe uma das franquias que competem no torneio, representando um time mexicano, o Mexico City Guerreros. As franquias são divididas por países, que podem contratar lutadores de outros países, como é o caso do brasileiro. Nesta primeira fase, são feitas disputas regionais entre elas, até que seja realizada uma final entre os melhores pugilistas, prevista para 2011 ou 2012.

Pela Conferência Americana, os Guerreros, compostos por cinco integrantes, enfrentaram o Memphis Force e venceram todas as cinco lutas da noite, na casa dos mexicanos. O peso médio brasileiro bateu Christopher Jones, mas depois de ter dificuldades nos primeiros assaltos e ter de reverter a desvantagem.

Não só no modelo de disputa e no fato de os lutadores receberem bolsas é que a World Series of Boxing aproxima os amadores do mundo profissional. Em cima do ringue, as regras são as do profissional, com os pugilistas sem camisa e sem protetores de cabeça. A contagem de pontos também muda, deixando de lado a do boxe olímpico.

No outro duelo da noite, o Milano Thunder venceu o Paris United por 3 a 2, pela Conferência Européia.