Topo

Holyfield enfrentará veterano dinamarquês que não luta há oito anos

Holyfield acertou para lutar com dinamarquês pouco tempo após o cancelamento de outro combate - Ray Stubblebine/Reuters
Holyfield acertou para lutar com dinamarquês pouco tempo após o cancelamento de outro combate Imagem: Ray Stubblebine/Reuters

Do UOL Esporte

Em São Paulo

29/11/2010 15h19

Poucos dias após a luta do norte-americano Evander Holyfield contra Sherman Williams ter sido cancelada, o pugilista que já foi quatro vezes campeão mundial dos pesos pesados já tem um novo adversário, o dinamarquês Brian Nielsen, inativo há oito anos, com quem lutará no dia 5 de março, ainda sem local definido.

O adversário de Holyfield conhecido como Super Brian na Dinamarca tem cartel de 64 vitórias, sendo 43 por nocaute, além de duas derrotas, ambas por nocaute. Além disso, o pugilista tem 45 anos, conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Barcelona-1992 e não tem uma luta oficial desde abril de 2002, quando venceu o duelo com o ex-campeão dos cruzados Uriah Grant, pouco tempo após ter sido derrotado por Mike Tyson, em 2001.

“Assinamos contrato na sexta-feira. Evander está em ótimas condições e está pronto para lutar. Ele tem treinado por um maldito longo tempo porque achávamos que ele lutaria em novembro e, em seguida, em dezembro. Então ele está esperando pelo menos para lutar”, afirmou o empresário de Holyfield, Ken Sunders, em entrevista à ESPN.

O anúncio oficial da luta deverá ocorrer na próxima quarta-feira em uma formalidade na cidade de Copenhague, na Dinamarca.

Mesmo com os oito anos sem confrontos de Brian Nielsen, o empresário de Holyfield defendeu a decisão de escolher o experiente dinamarquês para a próxima luta. O norte-americano vai receber US$ 500 mil pelo duelo.

“Só porque ele não lutou em oito anos não significa que ele não tenha treinado ou que não tenha sido sparring. Ele é um cara grande e os caras grandes são sempre perigosos”, justificou Sunders, que afirmou ainda que a luta com Sherman Williams pode ser remarcada para o dia 15 de janeiro e que contratualmente seria permitido o confronto antes com Nielsen, apesar da pouca probabilidade de Holyfield lutar duas vezes em três meses.

A luta de Holyfield contra Sherman Williams seria no dia 9 de dezembro no Joe Louis Arena, em Detroit, mas após ser adiada por duas vezes acabou cancelada devido ao atraso na venda de ingressos, a falta de acordo para transmissão em TV e uma variedade de prazos perdidos pela promoção do duelo.

Aos 48 anos, Holyfield ainda deseja voltar a ostentar um cinturão dos pesos pesados e pode até mesmo enfrentar o brasileiro Raphael Zumbano, primo de Eder Jofre que venceu luta no último fim de semana o cinturão latino interino da Organização Mundial de Boxe (OMB), em confronto que também valia como eliminatória para o cinturão da Federação Mundial de Boxe (FMB), entidade inferior a outras quatro (OMB, AMB, FIB e OIB).