Topo

Muhammad Ali faz apelo ao Irã por libertação de alpinistas presos há 2 anos

Muhammad Ali tenta convencer aiatolá iraniano a libertar alpinistas presos em 2009 - Paul Bereswill/Getty Images
Muhammad Ali tenta convencer aiatolá iraniano a libertar alpinistas presos em 2009 Imagem: Paul Bereswill/Getty Images

Do UOL Esporte

Em São Paulo

16/03/2011 16h10

Ex-pugilista campeão mundial, o norte-americano Muhammad Ali está engajado na tentativa de libertar dois alpinistas dos Estados Unidos que estão presos no Irã desde 2009 sob a acusação de espionagem pelo governo do país asiático.

ALI VISITOU O IRÃ NO INÍCIO DOS ANOS 90

  • Arquivo Folha

    Muhammad Ali já fez uma visita ao Irã no início da década de 90 para conseguir a troca de prisioneiros durante o conflito do país asiático com o Iraque

Ali revelou nesta quarta-feira para a agência de notícias Associated Press uma carta que foi enviada ao líder iraniano aiatolá Ali Khamenei em fevereiro deste ano com o pedido de libertação de Josh Fattal e Shane Bauer, que foram presos quando estavam escalando no norte do Iraque, perto da fronteira iraniana, de acordo com a revista Sports Illustrated.

Uma terceira alpinista, Sarah Shourd, também foi presa na época, mas acabou libertada pelo governo iraniano em setembro do ano passado.

“Por favor mostre ao mundo a compaixão que eu sei que você tem em seu coração”, escreveu Muhammad Ali, atualmente com 69 anos, na carta enviada a Khamenei.

Nascido com o nome Cassius Marcellus Clay Jr., o pugilista norte-americano se converteu ao islã no final da carreira e passou a se chamar Muhammad Ali. Pelo fato de compartilhar a mesma fé do aiatolá iraniano, o ex-boxeador pede que “como um irmão no islã, ele tenha piedade dos alpinistas presos.

A mulher do ex-pugilista, Lonnie Ali, afirma que o pedido para que seu marido pudesse intervir pela libertação partiu de John Arum, filho do promotor de boxe Bob Arum. John também era um alpinista e morreu quando tentava escalar a montanha Storm King, no estado norte-americano de Washington, pouco tempo após fazer o pedido a Ali para que ajudasse os dois homens presos.

Segundo sua mulher, Ali já visitou o Irã em duas oportunidades, incluindo uma viagem no início dos anos 90, quando ele tentou garantir a troca de prisioneiros durante o conflito entre Irã e Iraque. Lonnie Ali afirma que o marido está disposto a visitar o Irã para ajudar a libertar os alpinistas, o que dependeria de sua saúde devido à limitação de fala e movimentos pelo fato de Muhammad Ali sofrer do Mal de Parkinson.

“A vida é sagrada. Nós apenas queremos ter a certeza de que Muhammad está fisicamente bem para uma viagem”, explica a mulher do campeão mundial de boxe.

Em um comunicado as famílias dos dois alpinistas enviaram seus agradecimentos a Muhammad Ali e reforçaram o pedido para que Josh Fattal e Shane Bauer sejam libertados.

"Somos profundamente gratos ao senhor Ali e muitas outras pessoas pelo mundo que sabem que Shane e Josh não merecem absolutamente estar na prisão. Esperamos e oramos para que o Irã ouça o apelo e responda com compaixão. Está na hora de esse pesadelo acabar.”