Topo

Zumbano bate argentino por pontos e mira vítima de Tyson e Holyfield

Raphael Zumbano, lutador brasileiro que é primo de Eder Jofre, tem série de 13 vitórias nos pesados - Divulgação
Raphael Zumbano, lutador brasileiro que é primo de Eder Jofre, tem série de 13 vitórias nos pesados Imagem: Divulgação

Do UOL Esporte

Em São Paulo

17/03/2011 23h55

O peso pesado brasileiro Raphael Zumbano conquistou nesta quinta-feira sua 30ª vitória na carreira, em 34 lutas disputadas. Em São Paulo, ele venceu o argentino Carlos Ojeda por pontos, em decisão unânime dos jurados.

Zumbano, 30, precisou dos 12 rounds para manter seu cinturão latino da Organização Mundial de Boxe, além do título internacional da Federação Mundial de Boxe – entidade menor. O brasileiro não perde desde 2008 e, com chances de subir no ranking, almeja voos mais altos.

Antes da luta, o primo de Eder Jofre e descendente da tradicional família Zumbano figurava na 14ª colocação no ranking da OMB e pode subir.

“A luta foi difícil. Ele é malandro, bate muito duro e aguentou bastante, mas foi uma boa experiência. Venci por pontos, em decisão unânime, e agora que estou ranqueado tenho chances de boas lutas”, afirmou Raphael, após o 11º revés do argentino em 24 lutas.

O resultado desta quinta serve para ele dar um passo adiante nas negociações para seu próximo combate. Ele conversa para enfrentar o sul-africano Frans Botha, veterano de 42 anos.

Além de bom cartel, com 47 vitórias, cinco derrotas e três empates, Botha é conhecido por ter perdido para dois dos últimos astros dos pesados. Ele foi batido por Mike Tyson em 1999 e por Evander Holyfield em seu último combate, em abril de 2010. Uma vitória contra ele seria um caminho para Zumbano lutar contra Holyfield.

Raphael Zumbano fez incursões pelo exterior, mas foi derrotado lutando na Alemanha e – no mais recente revés – na Argentina. Desde este último tropeço, em 2008, o brasileiro totaliza 13 vitórias consecutivas.