Topo

Contra veterano, Pacquiao se inspira em Bruce Lee para manter recorde

Bruce Lee serve de inspiração para Manny Pacquiao, mesmo com lutas diferentes Imagem: Arte UOL

Do UOL Esporte

Em São Paulo

06/05/2011 13h01

Aos 32 anos, Manny Pacquiao já pode ser considerado uma lenda do boxe. Com a mesma idade, Bruce Lee morreu e deixou uma legião de fãs. Mas as coincidências entre o boxeador filipino e o ator de filmes de artes marciais chinês não param por aí. Antes de enfrentar o veterano norte-americano Shane Mosley, na noite deste sábado, em Las Vegas, Pacquiao revelou que se inspira em Lee para aprimorar sua técnica.

Em Nevada, o filipino não defenderá apenas o seu cinturão de meio-médios pela Organização Mundial de Boxe, mas também tenta manter o seu recorde de dez cinturões conquistados, em oito categorias diferentes - ambos feitos inéditos no esporte. E tudo começou quando Pacquiao assistia aos filmes de Lee, ainda na infância, e tentava copiar os seus golpes.

“Seus pés se moviam em conjunto com suas mãos. Ele podia ser muito agitado, mas tinha ritmo. Manny faz a mesma coisa. Vem daí”, contou Alex Ariza, preparador físico do filipino, ao jornal americano The New York Times. Já o próprio Pacquio poupou ainda mais as palavras para definir seu estilo. “Como Bruce Lee”, resumiu o boxeador.

“Quando ele se move, seu trabalho de pé é tão exato, tão perfeito. É o que cria os ângulos e ganha todas as suas lutas”, comentou Freddie Roach, treinador de Pacquiao. O boxeador, que abdicou do cinturão dos médio-ligeiros para se focar nos meio-médios, conta que seu filme favorito de Lee é 'Operação Dragão', de 1973, coincidentemente, o último feito pelo ator antes de sua morte.

O estilo técnico e agressivo de Pacquiao, sempre partindo para o ataque, deve bater de frente com o de Mosley, que tem técnica parecida. Aos 39 anos, o experiente boxeador já espera um confronto intenso desde o início. “Vai ficar muito interessante, muito rápido”, afirmou Mosley ao jornal americano USA Today. O desafiante também tem um currículo de respeito, com cinturões conquistados em três categorias.

A transmissão do card que terá como luta principal o encontro entre Pacquiao e Mosley começa às 22h (de Brasília) deste sábado, no canal em pay-per-view Combate.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Contra veterano, Pacquiao se inspira em Bruce Lee para manter recorde - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte