Topo

Holyfield abandona cinturão menor e acerta luta contra Povetkin, diz dirigente

Evander Holyfield vence Frans Botha para conquistar o título da FMB, em abril de 2010 - Ethan Miller/Getty Images/AFP
Evander Holyfield vence Frans Botha para conquistar o título da FMB, em abril de 2010 Imagem: Ethan Miller/Getty Images/AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

24/09/2011 17h51

O norte-americano Evander Holyfield resolveu abrir mão do último cinturão que conquistou. O peso pesado abandonou o título da Federação Mundial de Boxe - a mesma que já teve como titular Maguila - e está próximo de um combate com Alexander Povetkin.

Segundo o site da entidade, Holyfield comunicou pessoalmente da desistência. “Eu conversei com Holyfield pelas últimas semanas. Ele assegurou uma luta contra Povetkin, por um dos cinturões da Associação Mundial de Boxe”, disse o presidente da FMB, Howard Goldberg.

A declaração de Goldberg coloca o brasileiro Raphael Zumbano um pouco mais distante do sonho de enfrentar Holyfield. O primo de Éder Jofre negocia com Holyfield e deve ter de esperar o duelo com o russo, que ofereceu uma bolsa maior pelo combate com o astro.

A Federação Mundial de Boxe não faz parte das quatro grandes organizações do boxe atual, diferentemente da Associação Mundial. Atualmente, o título principal da AMB é de Wladimir Klitschko, e Povetkin detém um cinturão “regular”. Uma vitória deve colocá-lo mais próximo de um dos Klitschko.

Holyfield conquistou o título ao bater Frans Botha em abril de 2010. Na única defesa, ele reclamou de uma cabeçada do rival Sherman Willians e a luta ficou sem resultado. O último combate do norte-americano, uma vitória contra Brian Nielsen, não teve o cinturão em jogo.