Topo

Seleção de boxe estreia no Mundial ofuscada por mulheres e de olho em Londres-12

Seleção brasileira se prepara no Azerbaijão para o início da disputa do Mundial 2011 - Divulgação
Seleção brasileira se prepara no Azerbaijão para o início da disputa do Mundial 2011 Imagem: Divulgação

Do UOL Esporte

Em São Paulo

27/09/2011 13h00

O mundo das lutas sempre teve mais força entre os homens, mas o boxe amador brasileiro viu uma inversão de valores nos últimos anos. Sem sequer um ouro em Mundiais na história da equipe masculina, o país comemorou o primeiro título de uma mulher em 2010, com Roseli Feitosa. Nesta quarta-feira os homens do Brasil estreiam no Mundial, tentando reverter esse quadro e já conquistar as primeiras vagas nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

A PRIMEIRA CAMPEÃ MUNDIAL DO PAÍS

  • Apesar de nomes como Éder Jofre, Miguel de Oliveira, Popó e o medalhista de bronze nas Olimpíadas Servílio de Oliveira, o Brasil conheceu seu primeiro título mundial com uma mulher. Roseli Feitosa foi a autora da façanha. Em setembro de 2010, em Barbados, ela lutou fora de seu peso, na categoria até 81 kg, e ficou com o título após vencer suas quatro lutas.

A competição começou na segunda-feira, mas o Brasil entra no ringue apenas no terceiro dia de evento, com seis participantes integrando a disputa. O Mundial dá vaga para os primeiros colocados nas suas dez categorias.

Apesar de ter um campeão mundial juvenil, com David Lourenço, a seleção apostou em um time rodado e com experiência internacional. São quatro atletas que estiveram nas Olimpíadas de Pequim, e dois mais novos, mas também presentes constantemente na equipe.

Diferentemente das mulheres, que desfrutam de um bom momento e são esperança de medalha olímpica, o time masculino não tem resultados tão expressivos. O boxe feminino vai estrear nas Olimpíadas de 2012, com altas expectativas para as pugilistas verde-amarelas.

No Mundial de 2009, o Brasil teve um bom começo. Foram seis atletas, sendo que quatro passaram às oitavas de final. Destes, só Everton Lopes foi às quartas, ficando a uma vitória da medalha, mas foi eliminado.

A seleção masculina teve um sorteio não muito animador, com o peso galo Robenilson Vieira já enfrentando um representante da forte escala cubana, com Lázaro Alvarez. O baiano foi às oitavas de final dos Jogos Olímpicos de Pequim e chega com experiência à competição.

No mesmo dia, o meio-pesado Yamaguchi Falcão - uma das esperanças do Brasil, junto ao irmão, Esquiva - encara o marroquino Amini Azzouzi.

Na quinta-feira, Myke Carvalho, peso médio, luta contra Vasili Belous, da Moldávia. No dia seguinte, o meio-médio ligeiro Everton Lopes enfrenta o polonês Michael Surowatka. Por fim, o sábado tem o leve Robson Conceição contra o polonês Michael Chudecki, e o médio Esquiva Falcão pegando o senegalês Mamadoul Fall.