Federação muda resultado da luta de Robson Conceição e tira o boxeador de Londres-2012
A Federação Internacional de Boxe Amador (Aiba, em inglês) tomou uma polêmica decisão e mudou o resultado da luta entre o brasileiro Robson Conceição e o ucraniano Vasyl Lomachenko, na terça-feira, pelo Mundial de Boxe, disputado em Baku, no Azerbaijão. Robson, que havia vencido e se garantido nos Jogos Olímpicos de Londres-2012, foi considerado derrotado e perdeu a vaga na Olimpíada para o rival, campeão olímpico em 2008 e mundial em 2009.
BRASILEIROS VENCEM E JÁ TÊM AO MENOS A MEDALHA DE BRONZE GARANTIDA
A má notícia da eliminação de Robson Conceição foi superada por outros dois brasileiros. Esquiva Florentino e Everton Lopes (foto) venceram seus combates pelas quartas de final do Mundial, nesta quarta-feira, e já têm pelo menos a medalha de bronze garantida na competição (não há disputa do terceiro lugar).
O primeiro a se garantir na semifinal foi Esquiva, que venceu o cazaque Danabek Suzhanov por 13 a 10 e vai duelar com o irlandês Darren O'Neill. Depois, o meio-médio-ligeiro (até 64 kg) Everton Lopes vencia o húngaro Gyula Káté por 11 a 3, quando Káté foi desclassificado por golpe baixo. Na semi, Everton pegará Vincenzo Mangiacapre (ITA).
O combate terminou 20 a 19 para o brasileiro, mas a comissão técnica do ucraniano ficou insatisfeita com o placar e reclamou. Uma comissão técnica foi escolhida especialmente para analisar este tipo de reclamação durante a competição e acabou por alterar o resultado da luta.
A justificativa é a de que Vasyl Lomachenko foi penalizado incorretamente por um golpe baixo, enquanto Robson Conceição deveria ter sido punido por ter diversas quedas na luta, dando vantagem no placar para o adversário. Com a mudança, o europeu irá para as quartas de final da competição e também ganhou o direito de lutar em Londres.
A decisão irritou bastante Mauro José da Silva, presidente da Confederação Brasileira de Boxe. Em contato por teletone com o UOL Esporte, o dirigente afirmou que a decisão dos três jurados foi tomada de maneira subjetiva e prejudicou Robson. "Eles se reuniram e acharam que o brasileiro caiu muito durante a luta. Mas isso é um "achismo", não tem nada no regulamento em relação a isso. Esta inversão é um absurdo", esbravejou o presidente.
Segundo Mauro José da Silva, a decisão é irreversível e Robson Conceição não tem mais chances de voltar a lutar no Mundial. Para ele, resta torcer para que Lomachenko chegue à final da competição. Assim, o brasileiro garantiria vaga nos Jogos Olímpicos de 2012 da mesma forma, já que os dez primeiros colocados têm lugar nos ringues de Londres.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.