Topo

Boxeador brasileiro critica Federação após alteração de resultado de luta no Mundial

Do UOL Esporte

Em São Paulo

07/10/2011 08h47

O pugilista brasileiro Robson Conceição não escondeu sua insatisfação com a Federação Internacional de Boxe Amador (Aiba) após ver o resultado de sua vitória sobre o campeão olímpico Vasyl Lomachenko, no Mundial de Boxe em Baku, no Azerbaijão, ser alterado. Em entrevista ao jornal Lance, Conceição se disse surpreso com a decisão e atacou a entidade.

LEIA MAIS SOBRE A LUTA DO BRASILEIRO

  • Divulgação

    A Federação Internacional de Boxe Amador tomou uma polêmica decisão e mudou o resultado da luta entre o brasileiro Robson Conceição e o ucraniano Vasyl Lomachenko, na terça-feira, pelo Mundial de Boxe, disputado em Baku, no Azerbaijão. Robson, que havia vencido e se garantido nos Jogos Olímpicos de Londres-2012, foi considerado derrotado e perdeu a vaga na Olimpíada para o rival, campeão olímpico em 2008 e mundial em 2009.

"Fiquei surpreso, pois não esperava uma decisão como esta. Fui do céu ao inferno em menos de um dia. Pela primeira vez na minha vida vi reverterem o resultado final de uma luta. O Lomachenko é a estrela. Eles querem que ele seja campeão de qualquer maneira", afirmou o brasileiro.

Para Robson, que havia garantido uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres após sua vitória sobre o ucraniano, a Federação não esperava que ele conseguisse vencer o adversário. "Eles não esperavam que um brasileiro tirasse o campeão e maior estrela do campeonato logo nas oitavas de final. No site da Aiba, por exemplo, eles colocaram na primeira página: Lomachenko sobrevive a susto", reclamou.

Apesar da indignação, o pugilista ainda pode garantir sua vaga em Londres mesmo após a alteração do resultado de sua luta. Mesmo eliminado, ele garante vaga na competição se Vasyl Lomachenko chegar à final do Mundial. Neste caso, Robson entraria como um dos dez melhores do campeonato e teria vaga assegurada.

Na terça-feira, o brasileiro havia conseguido um dos maiores feitos de sua carreira ao vencer o ucraniano por 20 a 19. No entanto, após a luta alguns representantes do lutador campeão olímpico entraram com recurso pedindo revisão do resultado. No dia seguinte, a Federação anunciou que Lomachenko foi considerado o vencedor do combate, alegando que o europeu havia sido penalizado injustamente por um golpe baixo que não ocorreu, e que Robson Conceição não tinha sido punido pelas demasiadas quedas durante a luta.