Topo

Everton Lopes vai à final do Mundial de Boxe e consegue melhor resultado do país na história

Do UOL Esporte

Em São Paulo

07/10/2011 09h22

O brasileiro Everton Lopes fez história nesta sexta-feira. O boxeador, da categoria  meio-médio ligeiros, atropelou o italiano Vincenzo Mangiacapre, venceu por 16 a 7, e garantiu-se na decisão do Mundial, disputado em Baku, no Azerbaijão.  Desta maneira, Lopesjá garantiu no mínimo a medalha de prata na competição, o que é o melhor resultado do Brasil em um Mundial de Boxe.

Antes, a única medalha do país em um Mundial havia sido em 1986, nos Estados Unidos, quando  José Rodrigues chegou à semifinal, mas perdeu para o c ubano Juan Torres Odelin, na categoria até 48kg. Como no boxe não há disputa pelo terceiro lugar, Rodrigues ficou com a medalha de bronze.

ROBSON CONCEIÇÃO CRITICA FEDERAÇÃO

  • O pugilista brasileiro Robson Conceição não escondeu sua insatisfação com a Federação Internacional de Boxe Amador (Aiba) após ver o resultado de sua vitória sobre o campeão olímpico Vasyl Lomachenko ser alterado. Em entrevista ao jornal Lance, Conceição se disse surpreso com a decisão e atacou a entidade.

O bronze, aliás, já havia sido igualado neste ano. Quando garantiu seu lugar na semifinal, Everton Lopes já tinha ao menos o bronze garantido.

No combate desta sexta, o baiano não deu chances ao adversário em nenhum dos três rounds. No combate, o primeiro round foi o mais disputado, mas Everton venceu por 4 a 3. Nas outras duas parciais, o brasileiro massacrou o rival e venceu ambos por 6 a 2.  Vincenzo Mangiacapre chegou até mesmo a cair faltando 1m36 para o fim do combate.

Na final, Everton Lopes enfrentará o ucraniano Denis Berinchyk. Mesmo que perca, além da medalha de prata, o brasileiro já tem garantida também a vaga para os  Jogos Olímpicos de Londres, conquistada na terça-feira, após avançar às quartas de final.

Outro brasileiro que tentava chegar à decisão na competição era Esquiva Falcão. No entanto, ele acabou derrotado pelo japonês Ryota Murata por 24 a 11 e não conseguiu avançar. Esquiva, no entanto, também já tinha garantido a vaga em Londres e a medalha de bronze no Mundial.